A seleção brasileira vai conhecer na manhã desta terça-feira (17) qual será o caminho até a Copa do Mundo do Catar, em 2022. A partir das 09h (horário de MT), na sede da Conmebol, no Paraguai, o sorteio das Eliminatórias vai definir em que ordem o Brasil vai enfrentar seus rivais sul-americanos.

A fórmula de disputa não muda: todos contra todos, em jogos de ida e volta. Ao final de 18 rodadas, os quatro mais bem classificados conseguem uma vaga direta no Mundial. O quinto colocado vai disputar um mata-mata (também com jogos de ida e volta) contra um representante de outro continente ainda não definido pela Fifa.

Esta é a segunda vez que as Eliminatórias sul-americanas são definidas por sorteio — a primeira foi para a Copa do Mundo de 2018. Nas quatro vezes anteriores (2002, 2006, 2010 e 2014) seguiu-se um calendário elaborado pela Conmebol, que era repetido a cada edição.

Neymar e Gabriel Jesus comemoram gol do Brasil sobre o Chile, na última partida do Brasil pelas eliminatórias, em outubro de 2017 — Foto: Mauro Horita / MoWA Press

Neymar e Gabriel Jesus comemoram gol do Brasil sobre o Chile, na última partida do Brasil pelas eliminatórias, em outubro de 2017 — Foto: Mauro Horita / MoWA Press

A CBF já mapeou em quais cidades a seleção brasileira deve atuar em 2020, mas ainda não decidiu quando vai jogar em cada local. Isso depende de quem será o rival indicado pelo sorteio e onde a seleção vai jogar na mesma rodada dupla.

Não faria sentido, por exemplo, jogar em Porto Alegre ou Curitiba e no dia seguinte ter que viajar até Maracaibo ou Medellín. Rivais maiores (como a Argentina, por exemplo) exigirão estádios maiores. Rivais menores (como a Bolívia) permitirão o uso de estádios menores.

Mineirão recebeu Brasil x Argentina nas últimas eliminatórias — Foto: Bruno Egger / MoWA Press

Mineirão recebeu Brasil x Argentina nas últimas eliminatórias — Foto: Bruno Egger / MoWA Press

Desfalques para os times brasileiros

As Eliminatórias da Copa do Mundo certamente vão gerar desfalques nos clubes brasileiros em 2020, sobretudo no segundo semestre. Haverá jogos em setembro, outubro e novembro com repercussão direta sobre o calendário do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Vale lembrar que os clubes são obrigados a liberar os jogadores convocados.

Setembro

  • Rodada de Eliminatórias marcada para 8 de setembro (terça-feira)
  • Jogo de ida da final da Copa do Brasil marcada para 10 de setembro (uma quinta-feira)

Outubro

  • Rodada de Eliminatórias no dia 13 de outubro (terça-feira)
  • Rodada de Campeonato Brasileiro no dia 14 de outubro (quarta-feira)

Novembro

  • Rodada das Eliminatórias no dia 17 de novembro (terça-feira)
  • Rodada do Campeonato Brasileiro no dia 18 de novembro (quarta-feira)

Para atenuar o problema, a CBF vai empurrar para quinta-feira os jogos dos times que tiverem jogadores convocados. (Globo Esporte)