Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) aponta que Mato Grosso é recordista em apreensões de madeira irregular nas rodoviais federais que cortam o estado. No total, 6.542 metros cúbicos de madeira foram apreendidos, de janeiro até o momento.

Ainda segundo a PRF, esse volume de apreensões corresponde a 327 caminhões carregados. Este índice também pode ser equiparado a cerca de 6 mil árvores derrubadas sem autorização dos órgãos ambientais, em todo o estado.32 toneladas de madeira ilegal foram apreendidas em Primavera do Leste — Foto: Indea-MT

Ao menos 32 toneladas de madeira ilegal foram apreendidas em Primavera do Leste — Foto: Indea-MT

As espécies mais encontradas nos flagrantes são a Itaúba e o Angelim, mas há também a Castanheira, com corte e comercialização proibidos no Brasil. Muitas vezes, os policiais localizam espécies ou quantidades divergentes do que está sendo declarado.

As principais irregularidades cometidas são o transporte sem guia florestal ou documento de origem florestal, a reutilização de documentação emitida para outra carga ou mesmo documentação falsa.

Mais 6 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos — Foto: PRF-MTMais 6 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos — Foto: PRF-MT

Mais 6 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos — Foto: PRF-MT

Uma das apreensões ocorreu na terça-feira (10), na BR-163, nos municípios de Guarantã do Norte e Matupá, a 721 km e 696 km de Cuiabá, respectivamente. Na ocasião, foram 103 metros cúbicos de madeira foram retidos e três pessoas presas.