Após uma pausa de cinco anos, a festa dos Jogos Abertos Mato-grossenses está de volta. Com abertura nesta quinta-feira (12) e encerramento no domingo (15), o evento reunirá centenas de alunos atletas que competirão nas modalidades de vôlei, futsal, basquete e handebol (masculino e feminino). Seleções de vários municípios voltam a vivenciar a emoção de participar do acontecimento que terá sua cerimônia de abertura amanhã (12), às 20 horas no ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, em Cuiabá.
Os jogos acontecem a partir das 7h30, nos ginásios dos bairros Quilombo e Lixeira, no Complexo Esportivo Dom Aquino, e ainda nos ginásios do ICE, Verdinho e Aecim Tocantins. Havia cinco anos que a competição não era realizada no Estado e seu retorno, em 2019, mobilizou seleções de 18 municípios: Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Canarana, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Cuiabá, Cotriguaçú, Pontes e Lacerda, Rosário Oeste, São José do Povo, Campo Verde, Alto Garças, Várzea Grande, Poconé, Primavera do Leste, Pedra Preta, Araputanga e Sinop.
Disputados pela categoria adulta, os Jogos contam com equipes masculinas e femininas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Foram inscritas 74 equipes divididas por modalidade e naipe. Organizados pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os Jogos Abertos Mato-grossenses contam com o apoio do Instituto Cuiabano de Educação (ICE), que possibilitou um alojamento único para todos os atletas do interior.
Congresso Técnico
Como parte da programação, representantes das delegações devem se reunir no congresso técnico antes da abertura oficial dos Jogos. A reunião ocorrerá nesta quinta-feira (12.12), às 15h, no auditório do ICE e tem como objetivo fazer a homologação das inscrições e o sorteio para composição de chaves de disputas, além da apresentação do comitê dirigente.