Valendo o cinturão e com a perspectiva de um evento que vai mexer com a classe das artes marciais de Mato Grosso, a terceira edição do Kickboxing Fighter Champion será a atração no ringue da Associação Cuiabana de Boxe (ACB) neste sábado (14), a partir das 19 horas, com a expectativa de atrair um grande público. Lutadores de Cuiabá, Rondonópolis e Santo Antônio do Leverger medirão forças neste torneio que é uma promoção da Academia Pantanal Fight, com chancela da Federação Mato-grossense de Kickboxing KFC.

Previsto como um dos principais eventos do esporte de luta em Cuiabá nesta temporada, o Kickboxing Fighter terá três disputas  pelas categorias infantil, juvenil e adulto. O duelo da categoria infantil colocará frente à frente os jovens promissores Samuel e Victor. Pela classe juvenil, os rivais Cristiano (Mão de Pedra) e Felipe Índio disputam o troféu. Felipe foi campeão estadual de muaythai em 2016. Já Cristiano, levantou o título mato-grossense de kickboxing em 2018. Eles lutarão pelas regras do k-1 amador.

A luta principal colocará no ringue Maik Rob e Bruno Paolo, pela categoria principal. Tratam-se de dois nomes de respeito no kickboxing regional. Maik tem no currículo o título brasileiro de muaythai e é o campeão mato-grossense de kickboxing. Por sua vez, Paolo, que despontou no cenário local foi campeão estadual de boxe e kickboxing. Mais do que um confronto muito esperado, a luta entre Maik e Bruno será um tira-teima para apontar quem é o maior nome do kickboxing regional na atualidade.

O combate principal valendo um cinturão muito cobiçado, está previsto para cinco rounds e dois minutos, pela regra do kickboxing k-1 profissional. Além do cinturão para a categoria principal, o evento vai distribuir uma premiação de mil reais. A organização do evento conta com o apoio da empresa ‘Movido Açaí’. A expectativa é para a presença de um público superior a 400 pessoas. Vale lembrar que a Associação Cuiabana de Boxe está localizada na avenida Ipiranga 2.117 (Porto).

O kickboxing

O kickboxing se refere para ambos um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing), mas também para um estilo de arte marcial e desporto de combate. O kickboxing ou full contact é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.

O kickboxing ou full contact em sentido restrito é muitas vezes confundido com o muaythai (boxe tailandês). Ambos são semelhantes mas com extremas diferenças, não apenas nas regras, mas também na prática. Contudo, o foco do lutador durante a luta é diferente. Nas regras do muaythai, tem os golpes de cotovelos a mais. Já os golpes de joelhos são permitidos tanto no muay thai como na modalidade K-1 do Kickboxing.

Como esporte de combate, o kickboxing tem um estilo muito independente, mas sendo as regras iguais a outras artes marciais pode haver competições entre elas. Tipicamente o kickboxing em comparação a outras competições é um desporto ativo, e extremamente técnico em comparação ao muaythai. O kickboxing é um esporte que está ganhando seu espaço pouco a pouco, já entrou como pedido no COI (Comitê Olímpico Internacional) para tornar-se esporte olímpico e crescer cada vez mais no Brasil. O full contact é uma das categorias do kickboxing que mais se espalhou pelo mundo.

GALERIA DE FOTOS