O brasileiro Alisson, do Liverpool, ganhou nesta segunda-feira (2) o prêmio de melhor goleiro do mundo pela revista “France Football”. O jogador já havia vencido a premiação concedida pela Fifa. Este ano, ele conquistou a Liga dos Campeões com o Liverpool e a Copa América com a Seleção Brasileira. Ter Stegen, do Barcelona, conquistou o segundo lugar entre os goleiros e o também brasileiro Ederson, do Manchester City, o terceiro.

Lionel Messi foi o vencedor da Bola de Ouro de 2019. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (02) pela revista France Football, organizadora da premiação, em cerimônia na França. O argentino do Barcelona já havia sido o vencedor do prêmio Fifa The Best como melhor do mundo no ano. A Bola de Ouro conquistada nesta segunda foi a sexta do camisa 10 na carreira.

O melhor brasileiro na lista masculina de 2019 foi Alisson. O goleiro do Liverpool e da seleção brasileira ainda foi eleito o melhor do mundo em sua posição, vencendo o Troféu Yashin. Na relação deste ano, Alisson ficou com a sétima colocação geral, superando nomes como Eden Hazard (13º), Antoine Griezmann (18º), Pierre-Emerick Aubameyang (20º) e Karim Benzema (26º), entre outros. Entre os demais brasileiros indicados, Roberto Firmino, também do Liverpool, foi o 17º colocado. Já Marquinhos, zagueiro do Paris Saint-Germain, ficou em 28º, empatado com Donny van de Beek (Ajax) e João Félix (que trocou o Benfica pelo Atlético de Madri).

Melhor colocado do Brasil na lista de 2018, quando foi o 12º colocado, Neymar (Paris Saint-Germain) ficou fora das 30 primeiras posições neste ano. O mesmo aconteceu com Marcelo (Real Madrid), que foi 22º colocado no ano passado. A colocação de Alisson é a melhor de um brasileiro desde 2017, quando o próprio Neymar foi o terceiro colocado.

Mais uma vez, deu Messi. Virgil van Dijk ficou com o segundo lugar, à frente de Cristiano Ronaldo. Sadio Mané é o quarto do ranking.

Lionel Messi recebe sua sexta Bola de Ouro em cerimônia realizada em Paris, na França (Christian Hartmann/Reuters)

Confira as demais colocações já divulgadas da Bola de Ouro 2019:

5. Mohamed Salah (EGI/Liverpool)
6. Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain)
7. Alisson (BRA/Liverpool)
8. Robert Lewandowski (POL/Bayern de Munique)
9. Bernardo Silva (POR/Manchester City)
10. Riyad Mahrez (ALG/Manchester City)
11. Frenkie de Jong (HOL/Ajax e Barcelona)
12. Raheem Sterling (ING/Manchester City)
13. Eden Hazard (BEL/Chelsea e Real Madrid)
14. Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City)
15. Matthis de Ligt (HOL/Ajax e Juventus)
16. Sergio Agüero (ARG/Manchester City)
17. Roberto Firmino (BRA/Liverpool)
18. Antoine Griezmann (FRA/Atlético de Madri e Barcelona)
19. Trent Alexander-Arnold (ING/Liverpool)
20. Dusan Tadic (SER/Ajax)
20. Pierre-Emerick Aubameyang (GAB/Arsenal)
22. Son Heung-Min (COR/Tottenham)
23. Hugo Lloris (FRA/Tottenham)
24. Marc-André Ter Stegen (ALE/Barcelona)
24. Kalidou Koulibaly (SEN/Napoli)
26. Georginio Wijnaldum (HOL/Liverpool)
26. Karim Benzema (FRA/Real Madrid)
28. Donny van de Beek (HOL/Ajax)
28. Marquinhos (BRA/Paris Saint-Germain)
28. João Félix (POR/Benfica e Atlético de Madri)

Megan rapinoe foi a melhor entre as mulheres

Rapinoe confirma favoritismo entre as mulheres

Na Bola de Ouro feminina, Megan Rapinoe confirmou o favoritismo e ficou com o prêmio. A atacante do Reign FC e da seleção dos Estados Unidos deixou para trás a britânica Lucy Bronze, do Lyon, e a também norte-americana Alex Morgan, do Orlando Pride.

Vencedora do prêmio da Fifa de melhor jogadora do mundo em 2019, Rapinoe também já havia recebido dois prêmios na Copa do Mundo de 2019, na qual foi campeã: Bola de Ouro (melhor jogadora) e Chuteira de Ouro (artilheira). A única brasileira entre as 20 indicadas à Bola de Ouro de 2019 era Marta, melhor jogadora do mundo em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2018. Desta vez, porém, ela não ficou nas primeiras colocações.

Alisson, melhor goleiro; Ederson é terceiro

Melhor goleiro da lista da Bola de Ouro, Alisson levou o Troféu Yashin, dedicado aos melhores da posição no ano. O nome é uma homenagem a Lev Yashin, ex-goleiro da seleção da União Soviética. Na disputa de 2019, o brasileiro do Liverpool deixou em segundo lugar o alemão Marc-André Ter Stegen, do Barcelona. Ederson, goleiro brasileiro do Manchester City, ficou em terceiro lugar.

O prêmio foi entregue pela primeira vez. Ao subir ao palco para receber o troféu, Alisson fez questão de elogiar atacantes que dificultam sua vida. “É uma grande honra estar aqui, entre grandes jogadores, homens e mulheres, grandes atacantes. Vocês sempre fazem nossa vida difícil, com certeza”, afirmou. Troféu Kopa vai para holandês O holandês Matthis de Ligt foi o vencedor do Troféu Kopa, dado ao melhor jogador de até 21 anos do ano. De Ligt defende atualmente a Juventus, depois de deixar o Ajax no fim da última temporada. O holandês é o segundo jogador da história a receber o prêmio, que homenageia o ex-jogador francês Raymond Kopa. Em 2018, Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain foi o laureado.

O segundo lugar da categoria neste ano ficou com o inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund. João Félix foi o terceiro. O único brasileiro na lista de dez concorrentes ao prêmio era Vinícius Júnior, do Real Madrid. (Uol Esporte)