Não bastasse ter conquistado o hexacampeonato mundial de Fórmula 1 com antecipação de duas corridas, Lewis Hamilton fechou sua participação na temporada com chave de ouro ao vencer neste domingo a última prova do ano em Abu Dhabi. O inglês também quebrou o recorde de pontuação numa temporada (413), além de ter igualado outros dois recordes de gênios da Fórmula 1.
Ao vencer a corrida de ponta a ponta, Hamilton chegou ao 19º triunfo na carreira liderando todas as voltas, igualando marca do ídolo Ayrton Senna. Outro recorde igualado foi o de pontuação em todas as provas do campeonato, façanha alcançada por Michael Schumacher em 2002 – o alemão, porém, ainda é o único na história a ter subido ao pódio em todas as provas.
Lewis Hamilton pilota Mercedes no GP de Abu Dhabi — Foto: Getty Images
– Embora tenhamos ganho o campeonato, eu realmente queria manter a cabeça baixa e ver se poderíamos aprender e extrair mais deste belo carro que é uma obra de arte. Eu me sinto tão feliz com hoje, cara – comentou o hexacampeão, que venceu 11 das 21 corridas em 2019.
Em Abu Dhabi, Hamilton também alcançou o “Grand Chelem”, termo conhecido para uma corrida perfeita na qual um piloto larga na pole position e vence de ponta a ponta com direito à melhor volta da corrida. Com o sexto “Grand Chelem” na carreira, o piloto da Mercedes ficou a dois de igualar o recorde do escocês Jim Clark.
Lewis Hamilton com o troféu do GP de Abu Dhabi — Foto: Getty Images
Com a 84ª vitória na Fórmula 1, Lewis Hamilton ficou a apenas sete de igualar o recorde de Michael Schumacher. No número de títulos, o inglês está a um de empatar com o alemão, que, no entanto disputou 308 corridas contra 250 do novo hexacampeão. (Globo Esporte)