Não deu para o América-MG. O time entrou em campo diante do São Bento, no Independência, neste sábado, precisando apenas vencer o adversário já rebaixado para conquistar uma vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 2020. No entanto, os paulistas venceram por 2 a 1 e impediram aquele que seria o quarto acesso do Coelho na era dos pontos corridos.
O América terminou a competição em quinto lugar, com 61 pontos, um a menos que Atlético-GO, que fechou o grupo dos classificados. O São Bento, que disputará a Série C no ano que vem, ficou em 18º, com 39 pontos, dois a menos que o Figueirense, primeiro time fora do Z-4.
Primeiro tempo
O América-MG começou o jogo, como tinha que ser. Júnior Viçosa e Sávio obrigaram Paulo Vitor a fazer boas defesas. Felipe Azevedo assustou em chute de fora. Mas o São Bento mostrou efetividade. Em uma das poucas descidas ao ataque, Fábio Bahia encobriu Airton para abrir o placar, aos 28 minutos. O Coelho até respondeu, criando chances com Flávio e Matheusinho. O time de Sorocaba, no entanto, deu mais um golpe fatal. Aos 38, Minho escapou pela esquerda em velocidade e cruzou rasteiro. João Cubas falhou ao tentar cortar, e a bola sobrou para Guilherme Romão, que empurrou para as redes dando números finais ao primeiro tempo.
Segundo tempo
O América precisava, mais do que nunca, de ir em busca do ataque. Por isso, jogou o tempo quase todo no campo do São Bento. Aos dois minutos, Felipe Azevedo acertou a trave. Aos 19, veio o gol. E foi de Juninho, que aproveitou cruzamento de Ademir e desviou de cabeça para as redes. Depois de diminuir o placar, o Coelho aumentou a pressão, teve chances com João Cubas, Leandro Silva e Matheusinho, que desperdiçou a melhor delas, aos 49. O jogo terminou mesmo com vitória do São Bento por 2 a 1.
Aplauso e muito choro
A reação da torcida após o apito final mostra bem o que foi a campanha do América. O time saiu da lanterna para brigar, até o último minuto, pelo acesso à elite do futebol nacional. Por isso, os aplausos tomaram conta das arquibancadas. Em campo, muito choro por parte dos atletas. Airton, Zé Ricardo e João Paulo foram alguns dos que chegaram às lágrimas.
Só em 2020
Os torcedores de América-MG e São Bento terão que esperar até o ano que vem para verem novamente seus times em ação. O Coelho retorna aos jogos oficiais no fim de janeiro, enfrentando a Caldense, em casa, pela primeira rodada do Mineiro. O São Bento também volta aos gramados apenas na segunda quinzena de janeiro. A estreia na Série A do Paulista será contra o São Bernardo, fora de casa. (Globo Esporte)