A partida entre Palmeiras e Flamengo, a ser disputada em São Paulo no próximo domingo (1º de dezembro), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, não terá torcida visitante. No jogo do primeiro turno, que teve o Flamengo como mandante, houve torcida do Palmeiras no Maracanã.
A decisão foi tomada pela CBF nesta sexta-feira. A entidade acatou um pedido formulado pelo Ministério Público e pela Polícia Militar de São Paulo.
No pedido, entregue à Federação Paulista de Futebol e à CBF no início desta semana, MP e PM alertaram para o grande risco de confrontos entre as torcidas dos dois times. A polícia também alertou para o risco de emboscadas nas estradas que ligam o Rio de Janeiro a São Paulo.
A decisão da CBF foi baseada no seguinte parágrafo do artigo 86 do Regulamento Geral das Competições:
Art. 86 – O Clube visitante terá o direito de adquirir, com pagamento prévio, a quantidade máxima de ingressos correspondente a 10% (dez por cento) da capacidade do estádio ou da capacidade permitida pelos órgãos de segurança, desde que se manifeste em até 3 (três) dias úteis antes da realização da partida através de ofício dirigido ao Clube mandante, obrigatoriamente com cópia às Federações envolvidas e à DCO.
§ 1º – Caso os órgãos de segurança informem, após inspeção, quantidade diferente à prevista no caput, esta prevalecerá, cabendo ao Clube mandante repassar o relatório da referida inspeção à CBF no prazo de 10 (dez) dias de antecedência para a partida ou, em caso de partida eliminatória (mata-mata), antes da partida de ida do confronto. (Globo Esporte)