Faltando apenas algumas horas para o inicio da tão esperada Black Friday, lojistas e consumidores mostram otimismo com a data. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, realizada em novembro, oito em cada dez brasileiros devem fazer compras nesta sexta-feira (29). No setor de calçados a previsão é de aumento nas vendas de até 4% em relação ao ano passado.
A vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Calçados e Couros do Estado de Mato Grosso (Sincalco/MT), Vânia Haddad Borro, explicou que a expectativa positiva do setor se deve principalmente pela retomada na economia.
“Mesmo que de forma lenta a economia vem mostrando sinais de crescimento. Além disso, os trabalhadores já se programaram para o recebimento do 13º salário e provavelmente aguardam a Black Friday para ter a oportunidade de comprar com preços mais acessíveis”, destaca.
A expectativa do aumento nas vendas para a sócia proprietária da Mr Cat, Márcia Haddad é menor, mas espera que os descontos de até 70% em alguns produtos e as formas de pagamento acabem conquistando um número maior de clientes.
“Durante a semana notamos um aumento no número de clientes visitaram nossas lojas apenas para pesquisar os preços para aguardar a promoção da Black Friday. Apesar de esperarmos um aumento entre 2 e 3%, acreditamos que os produtos que foram selecionados para o dia de promoção não fiquem muito tempo nas vitrines”, explica Márcia.
Maiores descontos
De acordo com o Promobit, plataforma online de cupons e promoções, as categorias que mais apareceram em oferta nessa última semana de novembro são Perfume/Beleza, Vestuário/Calçados e Games. Já em relação aos itens mais procurados, os smartphones, eletrodomésticos e televisores encabeçam a lista.