A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o projeto que estimulará clubes de futebol a migrar para estruturas societárias empresariais. O projeto de lei substitutivo tem relatoria do deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), responsável por levar a proposta adiante, e apoio do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O projeto não precisou passar por comissões, como praxe, pois a Câmara tinha aprovado na semana passada o regime de “urgência urgentíssima” para acelerar a sua tramitação. Com a votação favorável no plenário nesta quarta, o projeto segue para o Senado, que também precisará aprovar o texto para que os incentivos entrem na legislação.

Entre os benefícios, estão um novo refinanciamento de dívidas dos clubes com o governo, a facilitação da recuperação judicial, a declaração da hiperssuficiência trabalhista para jogadores de futebol e a criação de um imposto simplificado para clubes-empresas – maior do que pagam associações atualmente, menor do que pagam empresas convencionais. (Globo Esporte)