Cada um de nós é uma pessoa única, com necessidades e reações também únicas. Assim, não se trata de propor uma mesma alimentação para todas as pessoas, mas sim de apresentar sugestões que possam otimizar seu nível de energia e, ao mesmo tempo, ajudar a evitar os problemas de saúde mais comuns entre nós.
Leia Também:
-Cortar calorias apenas, ajuda a emagrecer?
-Viver feliz, alegre, disposto, isento de doenças tem a ver com alimentação????
–Ciclo circadiano
-É melhor usar suplementos alimentares ou consumir os alimentos?
-O que funciona? Jejum – cortar calorias – Lou Carb – Paleolítica
-Aumentar o consumo de gordura ( higt fat) é uma boa estratégia para emagrecer ???
-Praticantes de atividade física X Alimentação
-Jejum intermitente e emagrecimento?
As dicas contidas aqui, se seguidas com alguma disciplina, lhe darão uma maior sensação de força e de controle sobre a sua saúde, melhorando sua autoestima e ampliando sua capacidade de alcançar seus objetivos.
Escolha uma alimentação anti-inflamatória , composta principalmente por frutas e vegetais, peixes gordurosos, carnes magras e óleos saudáveis.
Isso pode fazer uma grande diferença no seu bem-estar físico e emocional. Verduras e legumes devem ser as estrelas do seu cardápio.
Eles vão ajudar você a equilibrar-se e a suprir as necessidades de vitaminas, minerais e outros nutrientes do seu corpo altamente sensível. Complemente com um conjunto variado de alimentos como nozes, sementes, grãos integrais, frutas etc.
Se você consome produtos de origem animal (carne, manteiga, ovos e outros), escolha sempre os de melhor qualidade possível, de preferência orgânicos. Lembre-se que nosso corpo é particularmente sensível a aditivos químicos.
Passe longe da comida-lixo, como fast food, produtos industrializados com muitos aditivos químicos, gorduras trans e saturadas, açúcares refinados, etc.
Nós podemosnos tornar mais facilmente viciadas em alimentos processados e mais propensas a usá-los como “comida-conforto” quando se sentem excessivamente estimuladas.
Este é um ciclo vicioso e desagradável. Por isso, opte sempre por comida de verdade, o mais fresca possível.
Faça uma desintoxicação de vez em quando. Você pode estabelecer por exemplo, um “dia sem carne” ou “sem açúcar” ou “sem carboidratos simples”, escolha o que mais se adeque a você e seu estilo de vida.
Se você, de repente, sentir ansiedade, irritação, tontura ou cansaço sem nenhuma causa aparente, alimente-se imediatamente com frutas secas, sementes, etc., capazes de lhe fornecer energia por um tempo relativamente longo.
Evite comer em excesso, deixar um pouco de espaço no estômago ajudará seu corpo a digerir melhor a comida e evitará indigestões e tensões.
Quando você come em excesso está aumentando a carga de trabalho do seu coração e criando mais estresse para o seu corpo. Experimente diminuir a quantidade de alimento nas refeições principais.
Não abandone os carboidratos , comer carboidratos complexos contribui para aumentar a serotonina, um neurotransmissor cerebral que relaxa o sistema nervoso.
Os alimentos ricos em proteínas, entretanto, podem bloquear a síntese da serotonina nos deixando em estado de alerta.
Por isso equilibre bem estes dois nutrientes na sua rotina alimentar. Hidrate-se! A hidratação é muito importante para o bom funcionamento neuronal.
Também nos ajuda a ter mais energia, uma vez que a desidratação produz uma sensação de fadiga. Afinal sinta-se e descubra-se e seja feliz e saudável.