O coronel Mauro Fliess, porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, informou que não haverá festa no Maracanã caso o Flamengo seja campeão da Libertadores neste sábado. Se o time brasileiro conquistar o título, a delegação chega no domingo de manhã e vai direto do Aeroporto do Galeão para a Candelária, no Centro, em ônibus fechado, sem contato com a torcida. A previsão é de que o Flamengo desembarque no Rio às 9h30.
Na Candelária, o time subirá num trio elétrico para fazer uma passeata pela Avenida Presidente Vargas até a Estátua do Zumbi dos Palmares. Diante dessa nova informação, a PM pede que a torcida não vá ao aeroporto. Haverá bloqueios e todo tipo de segurança no local. A ação busca evitar tumultos como o da última quarta-feira, quando o número de torcedores do Flamengo acompanhando o ônibus até o aeroporto excedeu a expectativa da PM. Teve confusão, spray de pimenta e bombas de efeito moral. A Avenida Presidente Vargas estará fechada para o evento.
Coronel Mauro Fliess, porta-voz da PM — Foto: Tébaro Schmidt
Na segunda-feira, Mauro havia dito que o planejamento inicial era de que delegação seguisse para o Maracanã, onde comemoraria o título com a torcida. Em reunião que aconteceu nesta quinta-feira com membros da CET/Rio, prefeitura, bombeiros, polícia, Flamengo, Galeão, Guarda Municipal, Metrô, BRT, VLT e Supervia, a comemoração foi deslocada para o Centro por motivos de segurança.
– No entorno do Aeroporto do Galeão, teremos um esforço operacional muito grande para garantir que o ônibus saia do terminal de embarque, com escolta da Polícia Militar, e chegue até o centro da cidade para fazer o transbordo para o veículo aberto. Então a recomendação da PM é que as pessoas se dirijam para o centro da cidade. Não iremos permitir nenhuma interrupção de via no entorno do Aeroporto Internacional. A Avenida Presidente Vargas estará fechada para este evento – disse o porta-voz Mauro Fliess.
(Globo Esporte)