A perda da musculatura começa aos 30 anos, com perdas de 1 a 2% ao ano, em pessoas consideradas saudáveis. Sem intervenções nutricionais e de atividade física os idosos podem perder até 50% da massa muscular que tinha em sua juventude.
Esse processo considerado parte do envelhecimento é um grande responsável pela perda da qualidade de vida nessa fase. Sarcopenia, nome dado para a perda progressiva de massa muscular pode resultar na incapacidade física e piora da qualidade de vida, com dificuldades de andar, sentar-se, fazer suas necessidades sozinho etc.
As causas são multifatoriais como falta de exercícios físicos regulares, má alimentação principalmente a ingestão deficiente de proteína, vitaminas e minerais, água, queda hormonal, resistência à insulina, infiltração de gordura entre as fibras musculares, deficiência de Vitamina D, estresse oxidativo e disfunção mitocondrial.
O bom é que sabemos que isso tudo pode mudar se você quiser, veja, começar os exercícios com orientação de um educador físico, alimentação equilibrada com alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes.
O tratamento é feito a longo prazo e está relacionado com a mudança em seu estilo de vida.
Para prevenir a sarcopenia, ou seja, preservar a massa muscular, a prática de exercícios físicos de forma contínua durante a vida e uma alimentação equilibrada, adequada em nutrientes são de suma importância.