Considerado “cidadão do mundo” por seu conhecimento de diferentes culturas, já que morou na Alemanha, o ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se confessou impressionado com o novo Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Ele chegou a comparar o novo hospital às melhores unidades da Europa, principalmente da Alemanha, França e Reino Unido.
Mato-grossense de Diamantino, o ministro do STF atendeu ao convite do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para fazer uma visita à maior unidade pública de saúde do Estado.
Segundo o ministro, a qualidade do hospital mostra o nível de preocupação com os que mais dependem do serviço público.
Quando morou na Alemanha, o ministro ficou impressionado com a maior potência da Europa, em decorrência de seu desenvolvimento equilibrado e da qualidade do serviço público, que é eficiente na educação, no transporte público e na saúde. Ele comparou a atenção dada ao serviço público na Alemanha ao que está sendo feito no novo HMC.
“[Na Alemanha] as pessoas com uma margem pequena de recursos conseguem sobreviver com dignidade. Eu falava ao prefeito isso, um hospital como este mostra que se está dando atenção, dando carinho, às pessoas que de fato tem enormes carências, a gente precisa trabalhar isto no Brasil, a melhoria completa do serviço público”, observou o ministro do STF.
Emanuel Pinheiro confirmou para o próximo dia 18 a engreta do novo Pronto Socorro Municipal. É a data em que a última equipe de plantão médico do antigo Pronto Socorro de Cuiabá entrará em serviço. Emanuel Pinheiro afiançou que já está sendo feita a transferência de pacientes para o HMC e na manhã do dia 19 a equipe do plantão seguinte assumirá já no novo hospital.
O novo HMC vai contar com 60 leitos, mais que o antigo PSMC, e deve ter um custo mensal de cerca de R$ 12 milhões, sendo que será 100% custeado com dinheiro da União.