Jogo a jogo, o Palmeiras mantém vivo o sonho de conquistar mais uma vez o Campeonato Brasileiro. O Verdão sofreu na noite deste sábado, na arena, mas venceu o Ceará por 1 a 0, com gol de Zé Rafael, e vê o Flamengo um pouco mais de perto – o Rubro-Negro, líder do Brasileirão, enfrenta o Corinthians neste domingo. Weverton brilhou com grandes defesas (inclusive de um pênalti), o Ceará pressionou no fim, mas o placar não mudou.

Com a vitória, o Palmeiras chega aos 63 pontos e fica a cinco do Flamengo, enquanto o Ceará, com 33, fica mais perto do Z-4 e a apenas dois pontos de distância do Fluminense, primeiro time na zona de rebaixamento.

O goleiro e o gol de Zé Rafael seguram o Verdão na vice-liderança com 63 pontos, cinco a menos do que o líder Flamengo. Neste domingo, o Palmeiras terá que torcer para o Corinthians vencer o time carioca no Maracanã, às 16h, para seguir na cola do Flamengo.

 

A derrota breca uma sequênciade três partidas sem derrota do Ceará – duas vitórias (Bahia e Fluminense) e um empate no período (Vasco). Agora, a equipe soma 33 na 15º colocação.

Zé Rafael foi o autor do gol da vitória

Zé Rafael foi o autor do gol da vitória

O JOGO
Palmeiras entrou em campo com o objetivo de abrir o marcador logo no início para fugir da retranca do Ceará e conquistou isso aos 16 minutos. Mayke recebeu de Bruno Henrique, invadiu pela direita e cruzou. A zaga afastou e a bola sobrou para Zé Rafael, que mandou no canto para abrir o marcador.

O gol no início fez o Palmeiras diminuir sua volúpia em campo. Até o final do primeiro tempo, o Palmeiras, pouco inspirado neste sábado, apresentou poucas chances de gol.

A única chance foi criada aos 34 por Dudu. Ele viu Diogo Silva adiantado e tentou o chute direto para o gol. A bola, porém, bateu na rede pelo lado de fora.

O Ceará esteve melhor no final do primeiro tempo. A chance mais clara foi aos 37 após Vitor Hugo derrubar Chico dentro da área. Pênalti que Bergson bateu e Weverton defendeu. Aos 41, Valdo de cabeça teve outra oportunidade, mas desperdiçou de cabeça.

WEVERTON GARANTE
O Palmeiras voltou mais veloz para a etapa final. Aos dez minutos, chegou ao segundo gol, com Gustavo Gomez de cabeça. O zagueiro, porém estava impedido e o gol foi anulado. O Ceará se lançava ao ataque para buscar o empate.

Aos 18, Felipe Baixola fez grande jogada e bateu no ângulo, Weverton tocou para escanteio. O Ceará pressionava o Palmeiras.

Zé Rafael era o jogador mais lúcido do Verdão e quem tentava criar alguma coisa no segundo tempo. Aos 32, Dudu levantou na área e Gustavo Gómez mandou de cabeça no travessão.

Aos 35, o goleiro palmeirense garantiu o empate. Samuel Xavier recebeu sozinho pela direita e bateu rasteiro. Weverton salvou no reflexo. No final, Felipe Baixola marcou, mas o atacante estava impedido e o gol foi anulado após consulta ao VAR.

Ainda teve tempo para mais uma defesa de Weverton, em chute de Leandro Carvalho nos descontos.

PRÓXIMOS JOGOS
Na quarta-feira, o Palmeiras encara o Vasco, no Rio de Janeiro, às 21h30. O Ceará recebe o Internacional, na quinta-feira, às 19h30.

(Futebol Interior/Globo Esporte)