Após ver a sua vantagem para o Palmeiras diminuir de dez para oito pontos, o Flamengo recebe o Corinthians no Maracanã necessitando vencer para manter a folga na liderança. Já o Timão, que vem de derrota para o CSA, precisa do triunfo para tentar voltar ao G-6. O duelo será no próximo domingo, às 16h, pela 30ª rodada do Brasileirão 2019. O Espião Estatístico analisou a campanha carioca como mandante e o desempenho paulista como visitante.

Com um aproveitamento de 85% desde o fim da Copa América, período que marca a chegada de Jorge Jesus, o Rubro-Negro disputou 20 jogos, venceu 16, empatou três e foi derrotado apenas uma vez. O badalado time marcou 45 vezes (média de 2,25) e sofreu apenas 15 gols(0,75). Já o Corinthians conseguiu 52% de aproveitamento (21 partidas, 8 vitórias, 9 empates e 4 derrotas). O Timão anotou 24 gols (1,14) e levou 17 (0,80).

Sem Gabigol, o Flamengo deve apostar na dupla Bruno Henrique e Arrascaeta — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Sem Gabigol, o Flamengo deve apostar na dupla Bruno Henrique e Arrascaeta — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Os números mostram um Flamengo fulminante em casa contra um Corinthians pressionado. Com 93% de aproveitamento como mandante, o time carioca só empatou em uma oportunidade (contra o São Paulo). Diante de sua torcida, o clube balançou a rede em 25 oportunidades (2,5 por jogo) e foi batido em apenas seis (0,6).

O Corinthians conseguiu duas vitórias (Fortaleza e Chapecoense) longe de seus domínios, ficou na igualdade quatro vezes e perdeu três confrontos (37% de aproveitamento). O Timão fez 8 gols (0,88 por jogo) e foi buscar a bola no fundo da rede em outras oito vezes(0,88)

O JOGO

Sem Gabriel, que cumpre suspensão automática, o Rubro-Negro deve confiar na dupla Bruno Henrique e Arrascaeta. Junto com Gabigol, os jogadores são responsáveis por participar diretamente de 80% dos 60 gols do líder do campeonato.

Já o time de Fabio Carille deve apostar intensamente no seu maior ponto forte: a bola aérea. Desde o fim da Copa América, o Timão vem explorando a jogada e teve resultado. Dos 21 gols anotados no período, dez (46%) foram marcados após uma bola levantada na área adversária.

O Corinthians de Gil marcou 10 gols de bola aérea desde o fim da Copa América — Foto: Marcos Ribolli

O Corinthians de Gil marcou 10 gols de bola aérea desde o fim da Copa América — Foto: Marcos Ribolli

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Azevedo. (Globo Esporte)