O presidente Jair Bolsonaro (PSL), afirmou em uma postagem em seu perfil oficial no Instagram que parte do fundo soberano da Arábia Saudita, que irá investir até U$ 10 bilhões de dólares será utilizado nas obras de infraestrutura da ferrovia Ferrogrão, que liga Mato Grosso ao Pará.

“O fundo soberano da Arábia Saudita vai investir até US$ 10 bilhões em projetos no Brasil, cerca de R$ 40 bilhões. O anúncio foi feito pelos ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores). Entre as obras de infraestrutura está a ferrovia Ferrogrão, que liga MT ao PA”.

Bolsonaro encerra nesta quarta-feira (30) sua viagem viagem à Ásia e ao Oriente Médio, onde fechou importantes acordos para o Brasil.

O projeto para esta ferrovia já vem sendo discutido há alguns anos.

A ferrovia pretende ligar a cidade de Sinop (norte do Estado), polo da produção de grãos de Mato Grosso, até o Porto de Miritituba, no Pará.

O governador Mauro Mendes já fez viagens a Brasília para pedir a viabilização das obras.

O edital para sua concessão será publicado até o começo de 2020, mas que poderá acontecer ainda neste ano.

Essa ferrovia vai baratear de forma substancial o frete de mercadorias  no país. A malha ferroviária é um dos principais canais para escoamento da produção agrícola do país e a previsão é que as operações no tramo central tenham início até o final de 2019.

Veja também 

Jair Bolsonaro concede Ferrovia Norte-Sul e anuncia Ferrogrão de Sinop a Miritituba