Sobre o amor verdadeiro… Falar “Eu te amo” é fácil, e todo mundo sabe falar, mas é preciso saber demonstrar. Quem ama de verdade demonstra até mesmo sem sentir. O amor verdadeiro não se engana. A banalização do amor é um grande problema da sociedade atual. Vemos muitos dizendo que amam, mas provando o contrário com atitudes egoístas e individualistas.
O “EU TE AMO” PODE SAIR DA BOCA DE ALGUNS APENAS COMO UMA ESPÉCIE DE CONFIRMAÇÃO DAQUILO QUE A PESSOA QUER QUE A OUTRA ACREDITE.
E essa intenção de fazer com que o outro pense uma coisa que, na verdade, não é o que se sente, é o reflexo de uma personalidade calculista que não conhece o amor, mas, que, pressionado a se manifestar, o pronuncia em palavras, que para ele, não possui nenhum significado. Um calculista e manipulador pode usar o amor a seu favor. Os manipuladores tendem a ser espertos e até mesmo fazer parecer que ama mesmo. Mas acho que todos já conheceram o amor alguma vez. Pode não ter ainda conhecido o verdadeiro amor, mas algum tipo de amor possa ter conhecido.
Tem pessoas que amam tanto a si mesmo que não dá espaço para amar o próximo. Fazendo com que não sinta o amor verdadeiro e esteja mais preocupado em manipular que sentir.
Os sentimentos, emoções e comportamentos humanos variam de pessoa para pessoa. Poucos já tiveram a oportunidade de conhecer e sentir o amor verdadeiro. E te digo o motivo: Quanto mais acumulamos sentimentos negativos em relação aos outros e ao mundo, dentro de nós, menos espaço sobra para o amor.
O egoísmo e o egocentrismo são inimigos do amor verdadeiro, pois se torna impossível demonstrar amor de verdade quando passamos a nos preocupar apenas conosco. Quando mergulhamos em um poço de vaidade e passamos a viver uma vida de aparências, começamos a perceber que dizer “eu te amo” pode abrir muitas portas. Se pensarem um pouco vão se lembrar de alguém que faz isso constantemente, que fala eu te amo para todo mundo, ou “ você sabe que eu te amo”, ou “eu amo você”, sempre que alguém faz um favor, ou age de acordo com o que ele espera.
Conhecem alguém assim? Que chega todo carinhoso e diz: “Nossa, você é maravilhosa, obrigada por ter feito isso por mim, por isso que te amo tanto”. Nessa toada, pronunciar essas 3 palavras, passou a ser um grande aliado para aqueles que desejam conquistar algo, imediatamente. Seja uma amizade que o favoreça, seja um favor que precisam, ou até algo que desejam que fizessem por eles, no lugar deles, ou seja, há quem vive utilizando essas palavras em benefício próprio.
O comportamento de quem não sabe amar, mas diz que ama, pode não transmitir exatamente o que eles sentem. Muitas vezes, o sentimento dito, pode não parecer tão verdadeiro, pois nos deixamos influenciar por fatores externos que prejudicam a leveza do que sentimos.
DIZER “EU TE AMO” DA BOCA PARA FORA DEMONSTRA TOTAL DESRESPEITO COM O AMOR QUE SENTEM POR NÓS!
Quando dizemos que amamos alguém, devemos demonstrar com atitudes esse amor. Mas como fazer isso? Simples: Fazendo ao outro o que gostaríamos que ele nos fizesse. E não fazendo o que não gostaríamos que ele nos fizesse. Simples? Não. Tem mais uma coisa: Devemos nos tornar pessoas autenticas e verdadeiras quando amamos. E essa parte é a mais complicada!
Se não somos verdadeiros com o que sentimos e com a pessoa que dizemos amar, com toda a certeza desse mundo, isso que estamos sentindo não é amor. Pode ser uma paixão, uma admiração, ou que nos sintamos acomodados na situação, ou algum interesse envolvido, mas amor não é.
O AMOR SE MANIFESTA NO ENCONTRO DAS ALMAS AFINS!
Na necessidade de fazer o bem. Por isso o amor falado não pode ser encarado como amor verdadeiro, porque o amor exige atitudes. E atitudes do bem. Ele revela em nós sentimentos nobres que não sentíamos antes. É quando ao encontrar esse alguém, a sua presença satisfaz toda a busca. E a nossa presença, satisfaz a dela. Por tanto, só diga “eu te amo” se realmente sentir que ama a outra pessoa de verdade! Se não tiver certeza, não diga nada.
Está em dúvida se a pessoa te ama de verdade?
Selecionamos aqui 20 coisas que uma pessoa que te amar de verdade fará por você, caso ela não faça nada disso, tenha certeza, não é amor.
1. Ela passa a se produzir mais na sua presença.
2. Ela te escuta e tem interesse no que tens a dizer.
3. Ela te elogia constantemente.
4. Ela se empolga com os seus planos e com tudo o que você diz.
5. Ela te incentiva a ser melhor.
6. Ela sempre está disposta a te ajudar.
7. Ela aceita seus defeitos e te ajuda a superá-los com bom humor.
8. Ela se interessa pelo seu dia a dia e te envia uma mensagem de carinho.
9. Você consegue enxergar verdade em seu olhar.
10. Ela sabe dialogar com paciência e escutar.
11. Ela faz planos com você e te inclui quando pensa no futuro.
12. Ela sempre está te tocando, te observando e querendo sentir você.
13. Ela sente prazer em te agradar.
14. Ela sempre tem tempo para você, mesmo com a vida atribulada e corrida.
15. Ela é autentica e verdadeira, é sincera, mas de um jeito amoroso, sem a intenção de agredir e ferir.
16. Ela sempre te defende quando falam mal de você, e se orgulha da pessoa que você é.
17. Ela te acha bonito (a) de qualquer jeito.
18. Ela não tem nojo de você.
18. Não há nojo. Qualquer deslize de sujeira ou cheirinho passa despercebido quando se ama. É como se fosse um leve descuido a ser alertado.
19. Ela confia em você, nunca duvida que será traída ou enganada.
20. Ela te admira! E te faz muito feliz!
A cultura narcisista da atualidade está acabando com o amor já que o amor próprio está sendo colocado em primeiro lugar e não dá espaço para amar o outro. Se você tem uma pessoa ao seu lado que faz pelo menos algumas dessas coisas citadas na lista a cima, retribua.
Demonstre todo o seu amor por ela, porque ela merece. E você se sentirá tão feliz em fazer isso que nunca mais parará de fazer. Porque o amor é contagioso, quando a gente aprende a amar de verdade tudo à nossa volta fica mais leve e mais bonito, é impressionante.
(Por Fabiano de Abreu – Filosofia de Vida)