Em um jogo onde não repetiu suas boas atuações apesar do amplo domínio no primeiro tempo, o Cuiabá não passou do empate sem gols contra o Brasil de Pelotas, na tarde deste sábado, no estádio Bento Freitas, no Sul. Com o resultado, que quebra a sequência de vitórias seguidas sob o comando do técnico Marcelo Chamusca, o Dourado foi a 40 pontos (sem mantém em 11º lugar), se distanciando da zona de rebaixamento, mas, porém, vê o sonho do acesso ficar improvável. A equipe jogou com um time repleto de reservas, lutou muito e criou várias chances de gol, no entanto, pecou nas finalizações.
Primeiro tempo
Brasil de Pelotas e Cuiabá fizeram um jogo muito morno, truncado e duro de ser ver na primeira parte. Com excesso de cautela as duas equipes passaram os primeiros 20 minutos sem dar um chute a gol. Parecia jogo de compadres. De um lado, o Xavante parecia desmotivado com salários atrasados. E do outro, o Cuiabá com seis desfalques, lutava como podia.
Após ‘jogo travado’ no início, o Cuiabá começou a se soltar, aos poucos, ganhou o controle da partida, criando as primeiras oportunidades e chegando a pressionar o adversário em seu campo de defesa.
Assim, o Dourado finalizou por cinco vezes no primeiro tempo. A primeira delas foi com chute de Jean Patrick de fora da área, defendido pelo goleiro, aos 31 minutos. A essas alturas, o Dourado era bem melhor em campo e teve sua melhor oportunidade aos 36 minutos novamente através de Jean Patrick que recebeu cruzamento de Felipe Marques e chutou por cima do travessão. Quase o gol do Cuiabá.
O Brasil de Pelotas só foi reagir aos 39 minutos, quando enfim deu seu primeiro chute a gol. Diogo Oliveira arriscou de fora da área. O goleiro Matheus Nogueira defendeu com tranquilidade. Nos instantes finais, o Cuiabá pressionou e parecia ser jogo de ataque contra defesa. Porém, o Dourado não estava inspirado e pecava muito nas finalizações.
Segundo tempo
A situação se inverteu no segundo tempo. Com duas alterações, o Brasil de Pelotas voltou mais ligado, enquanto o Cuiabá buscava se encontrar. Mesmo assim, o Dourado tomou a iniciativa com ótima jogada de Felipe Marques pela esquerda. Ele chutou forte, sem ângulo e o goleiro Eduardo fez uma grande defesa, espalmando para escanteio. A resposta do Xavante veio aos 5 minutos. Ari partiu pra cima, passou por três adversários e chutou com perigo por cima do gol. Finalmente, um ataque perigoso do time da casa.
O Cuiabá voltou a assustar aos 12 minutos. Em cruzamento para a área, Jefinho desviou de cabeça e forçou Eduardo a fazer uma grande defesa.
Após o início avassalador do Xavante, o Cuiabá reequilibrou as ações a partir dos 15 minutos e a partida ficou mais aberta. Aos 23 minutos, o Brasil teve outra chance. Queiroz tocou para Ari, que chuta em cima do goleiro Matheus. Quase o primeiro gol do jogo.
Aos 31 minutos, o Brasil de Pelotas viveu o seu melhor momento na partida. Em contra-ataque, O goleiro Matheus Nogueira sai mal do gol, Diogo Oliveira chuta de longe e o volante Marino tira de peito para escanteio. Os jogadores do Xavante reclamaram a marcação do pênalti no lance.
O Cuiabá teve uma boa oportunidade aos 39 minutos, depois de outro contra-ataque. Na bola quicada na área, Danilo pegou sem pulo e a bola passou por cima do travessão. Depois disso, as duas equipes pouco produziram e a partida ficou nisso.
Do jeito que começaram, as equipes terminam nas mesmas posições a 31ª rodada, mas com um ponto a mais. O Brasil de Pelotas é 12º, com 39, enquanto o Cuiabá se mantém em 11º, agora com 40 pontos.
Para conseguir o acesso à Série A, o Cuiabá precisa vencer sete de seus oito jogos restantes. Por outro lado, para não ser rebaixado, mais seis pontos já são o suficiente.
Agenda
O Cuiabá volta a campo pela Série B nesta terça-feira (29), para enfrentar o Coritiba às 21h30 (horário de MT), na Arena Pantanal. Esse jogo é válido pela 24ª rodada e havia sido adiado pela CBF devido às péssimas condições do gramado do estádio de Cuiabá. A maratona do Dourado segue com jogo no dia 1º de novembro (sexta-feira), quando o time recebe o Bragantino às 21h30 (horário de MT), diante do Bragantino (SP). Já o Brasil de Pelotas sai para enfrentar o Vila Nova no dia 29, no Serra Dourada, em Goiânia.
Escalações
Brasil de Pelotas: Carlos Eduardo, Ednei, Bruno Aguiar, Heverton e William Formiga; Leandro Leite (Pereira), Washington (Eduardo Person) e Diogo Oliveira; Cristian (Ari Moura), Guilherme Queiroz e Juba. Técnico: Bolívar.
Cuiabá: Matheus Nogueira, Toty, Ednei, Anderson Conceição e Danilo (Alex Ruan); Marino, Jean Patrick (Moisés) e Lucas Braga; Alê, Jefinho (Augustin Gutierrez) e Felipe Marques. Técnico: Marcelo Chamusca.
CONFIRA JOGOS DA 31ª RODADA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B