Capital do vôlei de praia nacional até o domingo, quando serão definidos todos os campeões, Cuiabá recebe o desfile de grandes estrelas e medalhistas olímpicos da modalidade. Após as disputas classificatórias (qualifying), a competição se afunilou nesta sexta-feira (25), na arena montada ao lado do ginásio Aecim Tocantins, nas partidas válidas pelas oitavas de final do torneio masculino do Circuito Brasileiro Open. Pela manhã, quatro duplas garantiram vaga nas quartas de final da competição. Neste sábado (26.10), além das quartas, também ocorrem as semifinais do naipe masculino.
Garantidos nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Alison e Álvaro Filho superaram o experiente e forte time formado por Harley/Moisés (DF/BA) por 2 sets a 0 (21/18, 21/9). Álvaro comentou sobre a necessidade de se adaptar ao forte calor na capital cuiabana.
“O calor está muito intenso, tem pontos que conquistamos mais na vontade que na técnica. Não está fácil para ninguém, hoje você tem que jogar contra o adversário, contra si mesmo e contra o calor. O fato de termos um jogo só no dia alivia, apesar de termos entrado em quadra no final da manhã, já bem quente, foi uma prova de fogo”, destacou.
Destaque também para a classificação de Lázaro e Matheus às quartas de final pela primeira vez. A jovem dupla – ambos possuem 20 anos – comentou a evolução da parceria.
“Essa é nossa primeira vez avançando para as quartas de final e a emoção é enorme, sem palavras para descrever. Estamos batalhando há muito tempo, passando pelo qualificatório, e agora queremos nos manter no ranking principal, entre os 16 melhores do país. Conseguimos mais um objetivo e é inesquecível. Vamos fazer o nosso melhor no próximo jogo, vamos entrar em quadra bastante felizes”, declarou Lázaro Lyan.
“Jogar nesse calor é um grande desafio, mas eu e meu parceiro lutamos muito para conseguirmos esta vitória e a classificação inédita para as quartas de final. Estamos jogando juntos desde o início do ano, o Lyan tem me ajudado bastante em quadra e conseguimos dar mais um passo em nossa evolução como atletas e como time”, completou Matheus.
Outros quatro jogos ocorrem às 16h30 para definir as quatro duplas restantes: André/George (ES/PB) enfrenta Allison Francioni/Fábio (SC/CE); Luccas/Guto x (SP) encara Oscar/Pedro Solberg (RJ); Marcus/Averaldo (RJ/TO) duela contra Bernardo/Ramon (CE/RJ); Hevaldo/Vinícius (CE/ES) encara Lipe/Rafa (CE/PR).
O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre deste ano, e quatro que acontecem no primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Após Cuiabá, o torneio segue para Ribeirão Preto (SP), em novembro. Já as etapas de 2020 passarão por João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Rio de Janeiro (RJ).
Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. Cada etapa do Circuito Brasileiro distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.
A entrada ao público na arena é franca durante toda a competição. Avançaram nos jogos da manhã Alison/Álvaro Filho (ES/PB), Eduardo Davi/Maia (PR/RJ), Lázaro/Matheus (GO/SE) e Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB).
A competição realizada no estacionamento do Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Com entrada franca em todos os dias, o público pode assistir de perto as disputas das melhores duplas de vôlei de praia do país. A estrutura montada no local dispõe de quatro quadras de areia, iluminação, gradis, banheiros químicos, coberturas, cadeiras e arquibancadas com cerca de 1300 lugares para a torcida.
“A última vez que recebemos o torneio foi em 2012. E agora com essa ajuda, conseguimos viabilizar o evento e trazer de novo os campeões olímpicos e mundiais de vôlei de praia para o Estado. Isso de uma forma geral dá um estimulo muito grande, não só ao voleibol, mas à prática do esporte e à promoção da saúde”, esclarece Nicanor.
Alison e Álvaro representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2020 – Foto por: Ana Patrícia/Inovafoto/CBV
As duplas classificadas para as Olímpiadas de Tóquio 2020, Ana Patrícia/Rebecca e Alison/Álvaro Filho, participam dessa etapa do Circuito Brasileiro. O torneio também conta com a presença dos medalhistas olímpicos Bárbara Seixas e Ricardo (BA), do campeão mundial André Stein (ES) e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho (PB), Ângela Cristina (DF), Carol Horta (CE) e Vitor Felipe (PB), além de vários atletas revelação da nova geração.
Programação do final de semana:
26/10, sábado: 8h às 13h30, e 16h30 às 21h
27/10, domingo*: 9h30 às 12h
*Finais masculina e feminina
GALERIA DOS PRIMEIROS DIAS DO CIRCUITO DE VÔLEI EM CUIABÁ
TORNEIO MASCULINO
TORNEIO FEMININO