A 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, que se inicia nesta quarta-feira, tem quatro confrontos diretos pelo acesso, além de duas partidas diretas na briga contra o rebaixamento. A oito jogos do fim da competição, as equipes entram na reta final com objetivos diferentes.
Do 2º ao 9º colocados, todos os times se enfrentam nesta semana. Sport, Atlético-GO, Coritiba, América-MG, Botafogo-SP, Paraná, CRB e Operário-PR estão na disputa por uma das quatro vagas para a Série B. O Bragantino é o líder isolado e precisa apenas de quatro pontos para garantir uma vaga.
Na parte baixa da tabela, dois jogos chamam a atenção também: o clássico catarinense do Z-4 entre Figueirense e Criciúma e a disputa entre Londrina e Oeste, um colado no outro na classificação. Confira o resumo desses jogos abaixo:
Sport x Paraná
Sport não perde há sete jogos e pode ficar ainda mais perto da classificação em caso de vitória sobre o Paraná — Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
A 10 pontos de garantir o acesso, o vice-líder Sport, 53 pontos, recebe o Paraná Clube, 44 pontos, nesta quarta-feira, às 19h15, na Ilha do Retiro. O time pernambucano não perde há sete jogos – a última derrota, entretanto, foi em casa para o América-MG, que também está na briga para subir. Já o Tricolor vem de duas derrotas seguidas (Bragantino e Figueirense) e caiu para a sétima colocação, mas oito das 11 vitórias na competição são contra clubes que brigam pelo acesso.
O CRB, 8º colocado, recebe o Botafogo-SP, que é o 6º, na quinta-feira, às 19h15, no Rei Pelé. Apenas um ponto (43×44) separam os times na tabela. A equipe alagoana vem de uma vitória e um empate, mas tem a terceira pior campanha como mandante na competição. Já o time paulista também obteve os mesmos resultados nos últimos dois jogos e é o quinto melhor visitante.
Atlético-GO x América-MG
O encontro dos dois é briga direta pelo G-4 da Série B. Quem perder pode se complicar na reta final — Foto: Mourão Panda / América
Na terceira posição, com 49 pontos, o Atlético-GO encara o América-MG, quinto e com dois pontos a menos, na sexta-feira, às 19h15, no Antônio Accioly. O Dragão, que trocou Wagner Lopes por Barroca no comando técnico há dois jogos, acumula quatro empates seguidos e perdeu a gordura dentro do G-4. Já o Coelho, que tem a melhor campanha do returno, saiu da briga pela queda para lutar pelo retorno à elite – o time venceu quatro dos últimos cinco jogos.
Coritiba x Operário-PR
No duelo estadual, o Coritiba enfrenta o Operário-PR na quinta-feira, às 21h30, no Couto Pereira. Terceiro colocado, com 47 pontos, o Coxa tem uma derrota nos últimos cinco jogos e ainda possui uma partida (contra o Cuiabá, dia 29) a menos que os demais concorrentes. O Fantasma, invicto há três jogos, com duas vitórias e um empate, voltou para a briga com a sequência.
No clássico catarinense, o Figueirense, 31 pontos, recebe o Criciúma, 29 pontos, no sábado, às 16h30, no Orlando Scarpelli. Em recuperação e a dois pontos de sair do Z-4, o Figueira não perde há quatro jogos e venceu América-MG e Paraná, que brigam pelo acesso. O Tigre, por outro lado, não ganha há cinco jogos e tem a pior campanha do returno.
Londrina x Oeste
Derrota no jogo entre os dois times pode significar cair para a zona de rebaixamento — Foto: Jefferson Vieira/Oeste FC
A quatro pontos do Z-4, Londrina (14º) e Oeste (15º) se enfrentam na sexta-feira, às 19h15, no estádio do Café. O Tubarão voltou a vencer fora de casa na rodada passada, a segunda com o técnico Mazola Junior, mas não vence como mandante há quatro jogos. O time paulista, que vinha em ascensão no returno, não ganha na competição quatro jogos.
As outras quatro partidas da rodada #31 da Série B
- Bragantino (1º) x Vila Nova (18º), sexta-feira, 21h30, Nabi Abi Chedid
- São Bento (20º) x Guarani (13º), sábado, 16h30, Walter Ribeiro
- Brasil-RS (12º) x Cuiabá (11º), sábado, 16h30, Bento Freitas
- Ponte Preta (10º) x Vitória (16º), sábado, 16h30, Moisés Lucarelli
(Globo Esporte)