A Libertadores de 2020 começa a tomar forma. Já são 12 times classificados para do ano que vem. O Athletico, campeão da Copa do Brasil, é o primeiro brasileiro garantido. Semifinalistas na edição atual, os tradicionalíssimos Boca Juniors e River Plate também já estão classificados para 2020.

Além de Athletico, Boca e River, a Libertadores de 2020 conta ainda com os argentinos Defensa y Justicia, Racing e Tigre, o colombiano Junior Barranquilla, o paraguaio Olimpia, o boliviano Bolívar, o equatoriano Macará, o peruano Binacional e o venezuelano Estudiantes de Mérida.

O Brasil tem mais seis vagas para 2020 – elas serão ocupadas pelos seis primeiros do Brasileirão. Nesse cenário, Flamengo, Palmeiras e Santos estão muito perto da vaga. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Fla tem 99% de chance; o Palmeiras, 98%, e o Santos, 92%.

São Paulo (41%), Corinthians (22%), Internacional (13%), Grêmio (14%) e Bahia (17%) aparecem na sequência, em disputa acirrada pela quarta posição. Goiás (3%) e Vasco (1%) correm por fora nessa disputa.

O número mágico para garantir vaga na Libertadores de 2020 pelo Brasileirão, segundo Tristão Garcia, é de 66 pontos.

Pela classificação atual do Campeonato Brasileiro, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo iriam direto para a fase de grupos da Libertadores, e Corinthians e Internacional, para a segunda fase.

G-6, G-7 ou G-8?

O Brasileirão, hoje, tem o G-6. Porém, ele pode virar um G-7 ou até um G-8. Se Flamengo (líder) ou Grêmio (hoje na sétima posição) for campeão da Libertadores e estiver entre os primeiros, abre uma vaga. E se o Athletico (nono colocado) chegar ao G-6, também abre outra vaga.

As semifinais da Libertadores de 2019 serão disputadas neste meio de semana. Após fazer 2 a 0 em casa, o River Plate visita o Boca Juniors às 21h30 desta terça, na Bombonera. E, depois do 1 a 1 na ida, Flamengo e Grêmio medem forças às 21h30 de quarta, no Maracanã.

Sem brasileiros na decisão, o título da Sul-Americana também representa uma vaga na Libertadores de 2020. O argentino Colón e o equatoriano Independiente del Valle jogam em 9 de novembro, um sábado, às 18h30, no La Olla Azulgrana, a casa do Cerro Porteño.

Os classificados para 2020

  • Brasil: Athletico
  • Argentina: Boca Juniors, River Plate, Racing, Defensa Y Justicia e Tigre
  • Paraguai: Olimpia
  • Peru: Binacional
  • Bolívia: Bolívar
  • Colômbia: Junior Barranquilla
  • Equador: Macará
  • Venezuela: Estudiantes de Mérida

Confira o calendário da Libertadores-2020

(Globo Esporte)