Em jogo marcado para este sábado (19)  às 18 horas na Arena Pantanal, Cuiabá e Luverdense iniciam a decisão da Copa FMF de Futebol, edição 2019. Mais do que o título, as duas equipes buscam a hegemonia no torneio: tanto o Dourado quanto o Verdão do Norte, que são os maiores vencedores, já foram campeões da Copa FMF por três vezes cada um. A partida será apitada por Rodrigo da Fonseca, com Fábio Rubinho e Renan Angelim como auxiliares.

Depois de levantar a taça do Campeonato Estadual, o Cuiabá busca seu segundo título nesta temporada e o quarto da Copa FMF. A equipe auriverde conquistou o bicampeonato nos anos de 2016 e 2017 e teve a sequência interrompida pelo Mixto, no ano passado. Antes disso, o Dourado foi campeão em 2010. Para chegar à decisão, o time da capital despachou o União nos pênaltis (5 a 4), após dois empates no tempo normal.

O técnico Eduardo Henrique tem uma baixa para a primeira partida da final. O volante Felipe Profeta, que recebeu o terceiro cartão amarelo diante do União de Rondonópolis, vai cumprir suspensão automática.

Já o Luverdense, que foi o primeiro campeão do torneio (2004), justamente em cima do Cuiabá, também foi vencedor em 2007 e 2011. Na diretoria do Verdão do Norte, a ordem é conquistar o título para terminar bem a temporada em que o time foi rebaixado da Série C para a Série D do Brasileiro. O time se classificou para a final eliminando o Mixto após perder por 2 a 1 na Arena Pantanal e vencer por 3 a 0 no Passo das Emas.

Quando jogaram no CT do Dourado, pela fase classificatória, Cuiabá e Luverdense ficaram no empate sem gols.

O torneio valia uma vaga como representante de Mato Grosso na Copa do Brasil de 2020. Independente do resultado da final, o Luverdense já está credenciado como um dos representantes do Estado, uma vez que o Cuiabá, por ter sido campeão, já tem a vaga.

O treinador Maico Gaúcho afirmou que a equipe está focada na conquista do título e os jogadores bastante motivados, principalmente após a vitória de 3 a 0 sobre o Mixto no último final de semana: “Eu não conheço atleta nenhum no mundo que entra em uma competição esperando ser vice. Isso é natural e sabemos que os jogadores do Cuiabá pensam da mesma forma. Então vamos para o tudo ou nada”.

O Luverdense entra em campo, provavelmente, com o retorno de alguns jogadores que estavam afastados por cartão amarelo ou contusões. O único desfalque relevante é o meia-atacante Gabriel Honório, que passou por procedimento cirúrgico e desfalca a equipe até o fim do ano.

A segunda partida da final está marcada para o próximo final de semana em Lucas do Rio Verde. Por ter feito a melhor campanha na fase classificatória, o Luverdense conquistou o direito de decidir em casa. Conforme o regulamento, no caso de empate no placar agregado, a decisão vai para a cobrança de pênaltis.

TODOS OS CAMPEÕES DA COPA FMF

Notas: As edições de 2015, 2016 e 2018 foram disputadas na categoria Sub-21; a edição de 2017 na categoria sub-23.
(*) A edição de 2013 se chamou Copa Mato Grosso; 2015, 2016, 2017 e 2018 Copa Federação Matogrossense de Futebol.
(**) 2007 – quadrangular final.