Visando a otimização e facilidade aos profissionais do Sistema Confea/Crea, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) através de uma parceria com o Crea Mato Grosso do Sul realizou nos dias 07, 08 e 09 de outubro no plenário do Conselho, treinamento para o corpo administrativo e fiscal do Regional Mato-Grossense do Sistema eCrea.

Para o gerente de Tecnologia da Informação do Crea-MT, Leonardo Silqueira essa ferramenta já é utilizada no Crea Mato Grosso do Sul e será implantado em Mato Grosso, por meio de termo de cooperação entre Crea-MT e Crea-MS, propiciando toda informação. O banco de dados do Crea-MS será disponibilizado ao Regional Mato-Grossense, para implementar o Sistema no Crea-MT. O eCrea comtempla o atendimento, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), cadastro, fiscalização, relatos de processos, por meio do processo administrativo.

“Ou seja, um sistema completo que atenderá todo Conselho. De três módulos disponíveis, três já foram implementados, que são: Ouvidoria, tarefas e administração do sistema. Posteriormente vem atendimento, ART, cadastro e financeiro. Para o próximo ano, será implementado fiscalização, dívida ativa e processos administrativos.   Esse é o primeiro treinamento para o corpo de fiscais e administrativo do órgão, onde tiveram acesso, visualizaram as telas e como funciona ele. Acesso aos procedimentos usados pela Crea Mato Grosso. Onde buscaremos otimizar esses procedimentos e aplicar, utilizando a expertise do Crea-MS”, detalhou Leonardo.

Ainda segundo o Gerente de TI do Crea-MT, a ideia é implementar o processo administrativo eletrônico. No início passarão por esse procedimento os novos documentos, para posterirormente digitalizar o legado, que são os arquivos existentes há muitos anos, até chegar no ponto de extinção, até porque tem um prazo de guardar documentos, e isso será atendido conforme a legislação.

“Ano passado, o Regional Mato-Grossense realizou duas visitas no Crea-MS, estudando e trazendo a ideia de como funciona o Sistema para Mato Grosso. Em outra oportunidade   foi uma comissão composta por financeiro, diretoria, Apoio ao Colegiado, Gabinete, administrativo e Registro conhecer o funcionamento do sistema em Mato Grosso do Sul”, citou Geovani Marcos Bertol, superintendente Operacional do Crea-MT.

Já para o gerente de Tecnologia da Informação do Crea Mato Grosso do Sul, Sanderson Loubet Izidre, no primeiro momento o eCrea visa a integração do Crea-MS.   O sistema iniciou em agosto de 2006, trazendo como principais benefícios a otimização de recursos, facilidade no rastreio da informação e transparência dos atos do Conselho. “ Vale ressaltar, que desenvolvemos uma política de comunicação chamada Crea Ágil, envolvendo canais no youtube com vídeos autoexplicativos de como se emite uma Anotação de Responsabilidade Técnica e solicitação do sistema coorporativo. Uma forma de diminuir dúvidas e o tempo de atendimento, a exemplo do contato telefônico nos setores na qual é solicitado esse tipo de serviço”, disse Sanderson.

A gerente Operacional do Crea-MT, Renilda Alcântara explicou que   mais de 20 mil profissionais fazem parte do Sistema do Crea Mato Grosso, espalhados em 24 inspetorias no Estado. Devido aos números expressivos de atendimento, o eCrea vem ao encontro das necessidades desses profissionais. O novo sistema coorporativo facilitará a emissão de documentos, principalmente a parte de registros e ART e outros serviços realizados pelo atendimento do Regional.

Durante o encontro, os funcionários do setor administrativo e fiscalização receberam treinamento da gerente do Departamento de Atendimento e Registro do Crea-MS, Eliene Batista Gonçalves. “ É importante capacitar quem trabalha com essa ferramenta, tanto no atendimento como na fiscalização, dessa forma os funcionários terão um conhecimento de como esse método funciona. Trouxemos o passa a passo, por meio de manuais, informações referentes de como proceder o eCrea”, destacou Eliene.

A assistente administrativa da inspetoria do Crea-MT no município de Campo Novo do Parecis, Marciana Santos, disse que finaliza esses dias de encontro satisfeita, ao tirar dúvidas e saber que os trabalhos serão otimizados através do Sistema eCrea. “ Novas tecnologias são sempre bem-vindas, principalmente quando se fala em facilidade e rapidez no atendimento dos profissionais do interior.