Conduzida pelo presidente João Pedro Valente, a reunião plenária  do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-M),  em outubro, no plenário Engenheiro Civil Rubens Paes de Barros, foi marcada pela apreciação de 37 processos de autos de infração. Sendo quatro da Comissão Orçamentária e Tomada de Contas e um de ética profissional. Durante a sessão plenária, foi apresentada a proposta Orçamentária de 2020 pela Superintendência Executiva Administrativa (SEA).

O Programa Crea Mulher lançado durante a 76° Semana Oficial da Engenharia em Palmas em Tocantins de 16 e 19 de setembro e a Reunião Técnica de Fiscalização-Etapa Centro –Oeste (RTFISC), foi realizada nos dias 07 e 08 de outubro no Crea Mato Grosso foram assuntos debatidos pela mesa composta pelo presidente, Eng° agrônomo João Pedro Valente, a  Eng° civil 1° vice presidente , Marciane Prevedello Curvo, diretor administrativo, Eng° agrônomo  Marcelo Cesar Capellotto França, vice-diretor Administrativo, geólogo Sinvaldo Gomes de Moraes e o diretor Financeiro, Eng° sanitarista Victor Juliano Barroso dos Santos.

Na ocasião foi votado pelo pleno a participação de um presidente de entidade de classe do Crea-MT no evento EPEC, que será escolhido pelos coordenadores das cinco Câmaras Especializadas do Conselho. O Encontro Paranaense de Entidades de Classe (EPEC), este ano será de  04 a 06 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Também foi discutido pelo pleno  a participação do Crea-MT, na Semana de Conciliação promovida pela Justiça Federal do Estado de Mato Grosso entre os dias 24 e 25 de setembro de 2019, sob a organização da CEJUC-Central de Conciliação.

Nesta edição do evento serão debatidos temas de interesse das classes representadas. Uma vez que a intenção do encontro é o aprimoramento profissional e o reconhecimento de quem se destacou este ano. Na oportunidade será realizado o Fórum de Inspetores, com representantes de várias modalidades de profissionais, além do Prêmio Crea de Qualidade ( PCQ) .

SESSÕES PLENÁRIAS 

O Plenário é o órgão de segundo instância deliberativo do sistema Confea/Crea, constituído pelo presidente e por conselheiros regionais. Os conselheiros são representantes das associações de classe, instituições de ensino e sindicatos das categorias registradas no Conselho, tendo cada um deles seu respectivo suplente, ambos com mandato de três anos.

Compete ao Plenário do Crea-MT, entre outras atribuições, regulamentar questões de integração com o Estado e a sociedade, de habilitação e fiscalização profissional, de controle econômico-financeiro. Decidir em segunda instância sobre processos de infração à legislação e ao Código de Ética Profissional, entre outras competências fixadas pelo Regimento Interno.

Atualmente, o Crea-MT tem 42 conselheiros efetivos, com igual número de suplentes. As sessões plenárias ordinárias são realizadas mensalmente. É necessária a presença de 50% mais um, para que as reuniões sejam realizadas. O Pleno do Crea-MT tem ainda sua composição renovada em 1/3 anualmente.