Entre os municípios com até 20 mil habitantes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Saúde Bucal de todas as unidades, conquistou a primeira colocação da etapa estadual do Prêmio Nacional CFO 2019. A avaliação foi feita por uma comissão do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). No total, 18 municípios mato-grossenses participaram.
Assim como em 2018, agora os primeiros colocados em cada grupo populacional na fase estadual seguem para a fase nacional, onde concorreram ao prêmio CFO.
“A Comissão do CRO-MT parabeniza todos os municípios participantes que se dedicaram na elaboração dos documentos e demonstraram o entendimento da importância das políticas de saúde bucal na qualidade de vida da população”, afirmou o secretário do CRO-MT, José de Figueiredo.
PARTICIPAÇÃO
O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso também destaca como ponto positivo no prêmio deste ano o aumento no número de inscritos.
Conforme a Comissão de Avaliação, houve um crescimento de 125%, passando de 8 para 18 municípios inscritos. “Isso se deve, também, a uma gestão cada vez mais focada em mostrar a importância da Saúde Bucal e de como prêmios dessa magnitude ampliam o reconhecimento da nossa classe. Estamos muito contentes com esta primeira fase da premiação”, disse o presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini.
O PRÊMIO
O prêmio reconhece e valoriza municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal no último ano.
A primeira colocação das categorias na etapa nacional receberá uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. Os municípios classificados do segundo ao quinto lugar receberão placas alusivas e os demais inscritos receberão certificado de participação.
Neste ano, nove categorias concorrem ao Prêmio: (I) municípios com até 20.000 habitantes das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contabilizando cinco grupos; (II) municípios entre 20.001 e 50.000 habitantes; (III) municípios entre 50.001 e 100.000 habitantes; (IV) municípios entre 100.001 e 500.000 habitantes e (V) os municípios com mais de 500.000 habitantes – que inclui o Distrito Federal.
Confira o resultado da Fase Estadual por grupo populacional:
Até 20 mil habitantes:
1º Juscimeira
2º Alto Boa Vista
3º Dom Aquino
4º Nova Ubiratã
5º Alto Garças
6º Santa Rita do Trivelato
7º Nortelândia
8º Novo Santo Antônio
Entre 20.001 e 50 mil habitantes:
1º Alta Floresta
2º Lucas do Rio Verde
3º Água Boa
4º Vila Rica
Entre 50.001 e 100 mil habitantes:
1º Sorriso
2º Primavera do Leste
Entre 100.001 e 500 mil habitantes:
1º Sinop
2º Rondonópolis
3º Várzea Grande
*Rondonópolis e Várzea Grande obtiveram a mesma pontuação, mas no critério de desempate (conforme Resolução CFO-205/2019), Rondonópolis atingiu uma maior pontuação.
Acima de 500 mil habitantes:
1º Cuiabá
Fonte: CFO