O palco já está sendo montado em Cuiabá para mais uma etapa do maior evento de vôlei de praia do Brasil. Após sete anos, a capital mato-grossense volta a sediar a disputa do Circuito Brasileiro Open chega este mês, trazendo os principais nomes do circo, incluindo várias medalhistas olímpicos. A competição acontecerá este mês de outubro, de 23 a 27, ao lado da Arena Pantanal, onde está o estacionamento do ginásio Aecim Tocantins.
No local onde acontecerão os jogos, uma equipe de trabalho, supervisionada pelo departamento de vôlei de Praia da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) vem trabalhando na montagem da estrutura. Até o final de semana, as arquibancadas, cabines de imprensa e sistema de iluminação devem estar concluídos. Apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o evento terá entrada gratuita ao público durante todo o período de jogos.
Cuiabá já recebeu o circuito em 2001, 2002, 2003 e 2012. Na última edição disputada no estado, os campeões olímpicos Emanuel, que se aposentou em 2016 e Alison, foram os vencedores no masculino, enquanto Juliana e Larissa venceram no feminino. Esta será a quinta vez que Mato Grosso recebe o evento. Também já sediaram etapas do Circuito Brasileiro Open as cidades de Cáceres, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande.
Serão 24 duplas em cada categoria. Conforme o regulamento, os 16 times mais bem colocados no ranking de entradas já estão garantidos na fase de grupos que só começa a partir de quinta-feira (masculino) e sexta-feira (feminino). Outras oito vagas permanecem ‘abertas’ para duplas fora do ranking e serão decididas no torneio classificatório, realizado a partir de quarta, tanto no masculino, como no feminino.
Estão confirmadas as participações dos medalhistas olímpicos Alison (ES), Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Ricardo (BA), além do campeão mundial André Stein (ES) e dos medalhistas pan-americanos Álvaro Filho (PB), Ângela (DF), Carol Horta (CE) e Vitor Felipe (PB) e vários atletas revelação da nova geração.
Mato Grosso estará representado, no naipe masculino, pelos atletas Alcir e Paulo. No feminino, são cinco atletas representando o estado: Ana, Bárbara, Dani, Laryssa e Priscila. Estas duplas disputarão o torneio classificatório.
Nesta temporada (anos 2019 e 2020), o Circuito Brasileiro terá sete etapas, três realizadas no segundo semestre deste ano e quatro que acontecem no primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Após Cuiabá, o torneio segue para Ribeirão Preto (SP), em novembro. Já as etapas de 2020 ainda não têm local definido.
Confira os campeões das edições realizadas em Mato Grosso:
2001 (Cuiabá): Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Harley/Luizão (DF/AM)
2002 (Cuiabá): Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 (Cuiabá): Sandra Pires/Ana Paula (RJ/MG) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2004 (Rondonópolis): Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Fábio Luiz/Paulo Emílio (ES/BA)
2005 (Sinop): Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2006 (Várzea Grande): Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2008 (Cáceres): Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
12/13 (Cuiabá): Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
12/13 (Sinop)*: Vivian/Pri Lima (PA/RJ) e Fábio Luiz/Oscar (ES/RJ)
2014 (Rondonópolis): Elize Maia/Carolina (ES/RJ) e Leonardo Gomes/Gilmário (RJ/PB)