O Ibope/Repucom divulgou nesta segunda-feira o ranking digital dos clubes brasileiros de outubro/2019. O levantamento mostra evolução nas redes sociais do líder do Brasileirão, o Flamengo, além dos finalistas da Copa do Brasil – o campeão Athletico-PR e o vice Inter. Corinthians e Palmeiras também tiveram crescimento considerável no período. Esses cinco clubes tiveram 718 mil novos inscritos em seus canais oficiais em setembro, mais de dois terços (61%) do total de novas inscrições nas contas oficiais dos clubes de futebol durante o mês.

O Cuiabá EC, representante de Mato Grosso na Série B, embora tenha redes sociais ativas e um trabalho de marketing digital que promoveu maior engajamento de seus torcedores, a partir do primeiro trimestre deste ano, não apareceu na lista publicada nesta segunda-feira. Alguns clubes da Série D, como América-MG e Joinville, foram citados. Até o Ibis, que não se figura em nenhuma divisão, aparece na lista.

Vale sempre pontuar que o levantamento não é pesquisa de torcida – o ranking mostra o número de inscritos nos canais oficiais dos clubes nas redes sociais.

O Ibope/Repucom destaca que o Flamengo, em 2019, já acumulou, entre janeiro e setembro, quase 3,4 milhões de novos inscritos em suas redes sociais oficiais. Este volume representa o dobro de seu resultado durante todo o ano de 2018 (1,7 milhão de novos inscritos), uma variação de 98% na comparação dos dois períodos.

No geral, o Flamengo lidera o ranking total de inscritos em seus canais oficiais nas redes sociais, seguido pelos quatro grandes paulistas (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, nesta ordem). Veja o ranking:

Crescimento em setembro

Os finalistas da Copa do Brasil tiveram crescimento considerável nas redes sociais. O campeão Athletico-PR apareceu pela primeira vez no Top 5 de novos inscritos durante um mês, com 71 mil novas inscrições em seus canais nas redes sociais durante o período. No Instagram, em termos de variação, foi o time que mais evoluiu sua base, com 14% de crescimento apenas no último mês.

O Inter também figurou, pela primeira vez, no Top 5 de novos inscritos durante um mês. O clube gaúcho obteve 82 mil seguidores durante o mês de setembro. No Facebook, por exemplo, o Inter foi o segundo que mais ganhou inscrições, atrás apenas do Flamengo. No Instagram o clube superou a marca de 1 milhão de seguidores.

O Corinthians, semifinalista da Copa Sul-Americana, e o Palmeiras, vice-líder do Brasileirão, fecham o Top 5 de crescimento em setembro em seus canais nas redes sociais.

– Não há fronteiras no mundo digital e não há limite para o fortalecimento da cultura digital de todo o mercado, e isso se aplica a todos os clubes ou entidades esportivas, independentemente de seu tamanho ou popularidade. Ainda há muita oportunidade de mesmo os clubes com maiores torcidas e bases digitais desenvolverem e expandirem seu alcance. Obviamente, a fase do clube influencia fortemente no nível de interesse e demanda por consumo de conteúdo por parte dos torcedores, mas gerar conteúdo de qualidade e relevante para os torcedores está total e exclusivamente sob o controle da gestão de comunicação dos clubes – diz José Colagrossi, diretor executivo do Ibope/Repucom. (Globo Esporte)