O argentino Lionel Messi está de volta ao topo do futebol mundial. O craque do Barcelona ganhou o prêmio Fifa The Best, eleito pela sexta vez o melhor da temporada. “Na verdade, eu sempre digo que o prêmio individual é secundário, o mais importante é o coletivo. Mas hoje é especial para mim, tive a oportunidade de estar ao lado da minha mulher e de dois dos meus três filhos. O Thiago já veio aqui mas era muito pequeno, hoje vê-los ali não tem preço. São dois apaixonados por futebol, e estão adorando ver tantos jogadores aqui, não sabem se pedem autógrafos, estão tímidos”, disse o jogador.
Quem é Lionel Messi
Frequentemente considerado o melhor jogador do mundo e amplamente considerado como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Messi possui cinco prêmios Ballon d’Or, quatro dos quais ele ganhou consecutivamente e um recorde de seis Chuteiras de Ouro. Ele passou toda a sua carreira profissional no Barcelona, onde é recordista de troféus, conquistando 34 troféus, incluindo dez títulos da La Liga, quatro títulos da Liga dos Campeões e seis Copas do Rei. Um goleador prolífico e um craque criativo, Messi detém o recorde de mais gols em La Liga (419), mais gols em uma temporada por um Campeonato Europeu (50), mais hat-tricks na Liga dos Campeões (8) e mais assistências em La Liga (169) e Copa América (12). Ele marcou 682 gols na carreira pelo clube e Seleção.
Na opinião da grande maioria dos especialistas do esporte, sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipe e extraordinária vocação para o gol, o tornam um dos melhores futebolistas de todos os tempos e do mundo atualmente. Os especialistas desde já o comparam aos grandes nomes da história do futebol, alguns o colocando até como o melhor jogador de todos os tempos, como disseram Ronaldinho, Rooney, Jordi Alba, Xavi, Iniesta, Hazard, Arthur Melo, Thiago Silva, os técnicos Arsène Wenger e Pep Guardiola, e muitos outros.
Nascido e criado em Rosário na Argentina, Messi foi diagnosticado com uma deficiência de hormônio do crescimento quando criança. Aos 13 anos, ele se mudou para a Espanha para se juntar ao Barcelona, que concordou em pagar por seu tratamento médico. Após uma rápida passagem pela academia de jovens do Barcelona, Messi estreou competitivamente aos 17 anos em outubro de 2004. Apesar de propenso a lesões durante seu início de carreira, ele se estabeleceu como jogador integral do clube nos próximos três anos, terminando em 2007 como um dos finalistas do prêmio Ballon d’Or e Melhor jogador do mundo pela FIFA, feito que repetiu no ano seguinte.
Sua primeira grande temporada foi de 2008–09, na qual ele ajudou o Barcelona a alcançar o primeira tríplice coroa do futebol espanhol. Aos 22 anos, Messi ganhou o Ballon d’Or de 2009 e o prêmio de Melhor jogador do mundo pela FIFA em 2009 por margens recorde de votos. Três temporadas de sucesso se seguiram, com Messi vencendo três Ballons d’Or da FIFA consecutivas, incluindo uma quarta sem precedentes. Durante a temporada 2011–12, ele estabeleceu os recordes de mais gols marcados em uma temporada pela La Liga e na Europa, enquanto se estabeleceu como o maior goleador de todos os tempos do Barcelona em competições oficiais em março de 2012. Nas duas temporadas seguintes, Messi terminou duas vezes em segundo pelo Ballon d’Or atrás de Cristiano Ronaldo, seu percebido rival na carreira. Messi recuperou sua melhor forma durante a campanha de 2014–15, quebrando os recordes de maior goleador de todos os tempos na La Liga e na Liga dos Campeões em novembro de 2014 e levando o Barcelona a uma segunda tríplice coroa histórica.
Pela Seleção Argentina, Messi é o maior goleador de todos os tempos de sua seleção. No nível Sub-20, ele venceu a Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2005, terminando o torneio com a Bola de Ouro e Chuteira de Ouro, e venceu também uma medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Seu estilo de jogo e seus dribles com o pé esquerdo gera comparações com seu compatriota Diego Maradona, que descreveu Messi como seu sucessor. Após sua estréia na seleção principal em agosto de 2005, Messi se tornou o mais jovem argentino a jogar e marcar um gol em uma Copa do Mundo FIFA (durante a edição de 2006) e chegou à final da Copa América de 2007, onde foi nomeado o melhor jovem jogador do torneio. Como capitão do time em agosto de 2011, ele levou a Argentina a três finais consecutivas: a Copa do Mundo da FIFA 2014, pela qual ganhou o prêmio de melhor jogador, e as Copas América de 2015 e 2016. Após se frustrar na final da Copa América de 2016 ele anunciou sua aposentadoria internacional, mas reverteu sua decisão e levou seu país à qualificação para a Copa do Mundo da FIFA 2018 e o terceiro lugar na Copa América de 2019.
De acordo com a France Football, Messi foi o jogador mais bem pago do mundo em cinco dos seis anos entre 2009 e 2014, e foi classificado como o atleta mais bem pago pelo mundo pela Forbes em 2019.[21] Ele estava entre as 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista Time no mundo em 2011 e 2012. Um dos atletas mais famosos do mundo, Messi é patrocinado pela empresa de roupas esportivas Adidas desde 2006 e se estabeleceu como seu principal endossador.