O estado de Mato Grosso conta hoje com 172 mil adultos analfabetos. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e refere-se a pessoas que vivem principalmente na zona rural dos munícipios. Para o governo de Mato Grosso, a meta é reduzir os índices de analfabetismo, implementando políticas públicas para a alfabetização, tanto na idade certa, como para jovens e adultos.
A afirmação é da secretária de Educação do Estado, Marioneide Kliemaschewsk. Um desses desafios – aponta a secretária – é levar a esses alunos uma construção de aprendizagem de forma significativa e dentro da realidade deles. “Nossa meta é diminuir esses dados. Por isso, estamos trabalhando para ampliar o Muxirum para todo o Estado. Temos que diminuir os analfabetos e ao mesmo tempo aprimorar nosso trabalho”, afirmou a secretária que enfatiza ainda a comemoração do dia mundial da alfabetização é que é comemorado no domingo,08.
A data foi criada para debater a importância do tema. “Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação tem mantido esforços constantes para reduzir os índices de analfabetismo, implementando políticas públicas para a alfabetização, tanto na idade certa, como para jovens e adultos”, salientou. A Secretaria revela que na alfabetização de jovens e adultos, o projeto Muxirum da alfabetização já bateu a meta de matrículas para 2019. São 2.850 adultos matriculados, 127 alunos a mais do que o esperado.
E em dois anos de trabalho, mais de 10 mil pessoas foram alfabetizadas e já conseguem ler e escrever, graças ao esforço dos coordenadores e alfabetizadores que atuam em mais de 30 municípios do estado, em um trabalho realizado em regime de colaboração com as Prefeituras. “O cenário encontrado está sendo o melhor possível, alunos motivados e com aprendizado acima da expectativa”, destaca Manoel Satiro da Silveira, que atua no Muxirum. “Encontramos turmas de alfabetizandos com aprendizado que podemos dizer que é avançado, pessoas que vem para estudar mesmo. Isso é gratificante porque são pessoas que estão aproveitando a oportunidade para conhecer um mundo novo, da leitura e da escrita”, acrescenta.
A Seduc conta também com turma de alfabetização nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) e salas de alfabetização nas escolas regulares através da Educação de Jovens e Adultos (Ejas). Nessa modalidade, o adulto tem a chance de prosseguir nos estudos, concluindo o ensino fundamental e médio. A alfabetização de crianças na idade certa também é um desafio para a Seduc.
Embora a o Estado receba primordialmente as séries finais do ensino fundamental e ensino médio, a Rede Estadual de Ensino tem 300 escolas que atendem o 1º ciclo que é o da alfabetização. Para fortalecer o processo de alfabetização, a Seduc desenvolve em 200 escolas o Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal.
A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) vem trazendo alguns desafios já moldados em diagnóstico educacional em Mato Grosso e no país. Até 2016, a avaliação acontecia no final do 3º ano do 1º ciclo, hoje ocorre no 2º ano.
“Percebemos que 72% dos alunos eram proficientes em escrita, mas somente 11.8% dominavam a leitura. Então, nosso primeiro desafio é fazer com que nossos alunos consigam ler mais, interpretar mais os textos lidos. É preciso construir essa habilidade e competência da leitura e não ser mero reprodutor através da escrita”, assinala a Secretária.