Com uma atuação praticamente perfeita, Charles Leclerc venceu neste domingo o GP da Itália, em Monza, e virou definitivamente o novo xodó da torcida ferrarista ao quebrar um jejum de nove anos sem vitória da escuderia de Maranello em casa – a última havia sido de Fernando Alonso, em 2010.
Para chegar à segunda vitória consecutiva, o monegasco resistiu a um duro ataque dos pilotos da Mercedes, primeiro de Lewis Hamilton e depois de Valtteri Bottas. Por diversas vezes, o inglês tentou a ultrapassagem, mas saiu da pista e caiu para terceiro, enquanto o finlandês se aproximou do piloto da Ferrari nas últimas voltas com pneus mais novos, mas não conseguiu a ultrapassagem.
Charles Leclerc e Lewis Hamilton GP de Monza — Foto: Reuters
Hamilton ainda vez um segundo pit stop e, com pneus novos, fez a melhor volta para somar o ponto extra. Com isso, o inglês segue na ponta da tabela com uma boa vantagem de 65 pontos sobre o vice-líder Bottas. Com mais uma vitória, Leclerc chegou a 182 pontos, subiu para quarto no campeonato e ficou a apenas três de Max Verstappen. E mais: passou o companheiro Sebastian Vettel.
Se Leclerc é o novo xodó, Sebastian Vettel entrou em desgraça com os italianos, depois de ter feito uma lambança quando era o quarto colocado: o alemão rodou, atingiu Lance Stroll ao tentar voltar desesperadamente para a pista, foi punido e terminou em 13º, levando uma volta do companheiro.
A próxima prova da temporada 2019 será disputada daqui a duas semanas, em Singapura.
Resultado da corrida
Resultado final do GP da Itália de Fórmula 1 — Foto: Reprodução/FOM
(Globo Esporte)