Nem mesmo o forte calor que fez na manhã deste sábado (07.09) impediu a população de ir até a avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá, para asssistir ao tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil.
Leia também:
-Sob sol escaldante, Mauro Mendes e autoridades prestigiam desfile de 7 de setembro em Cuiabá
-Conheça um pouco mais do feriado da independência
– Presidente Bolsonaro e ministros acompanham desfile cívico militar em Brasília
As atividades iniciaram com o hasteamento da bandeira, seguido da revista à tropa, realizada pelo governador Mauro Mendes.
Logo depois, foi realizado o desfile militar, com a participação de quase mil militares das forças armadas, polícias militar e civil e guarda municipal.
Conforme o governador Mauro Mendes este é um dia muito importante para que todos possam reviver e relembrar os valores que fazem uma nação nesses mais de 500 anos de história do país. “Temos muitos desafios pela frente ainda para termos o Brasil do futuro e que tanto sonhamos. Para isso precisamos trabalhar muito para construir a nossa independência. Que nesse dia possamos comemorar tudo de bom que temos, mas também lembrar dos desafios que temos pela frente”.
Desfilaram também 21 instituições, entre escolas públicas e privadas.
Participaram as escolas estaduais Liceu Cuiabano, André Avelino, Mariana Luiza Moreira, João Brienne de Camargo, Demétrio de Souza, Adalgisa de Barros e a Creche Estadual Nasla Ascha. Também desfilaram as escolas municipais de Cuiabá Ana Teresa Arcos Krause, Maria Dimpina Lobo Duarte e Ranulpho Paes de Barros, além do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).
Participam também a Legião da Boa Vontade, Projeto Siminina, Centro de Valorização da Vida, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Fundação Uniselva, Guarda Mirim Ambiental Assembleia de Deus Madureira, Orquestra de Metais e Percussão de MT, Ordem Demolay Capítulo Cuiabá, União de Mocidade das Assembleia de Deus de Cuiabá e Região (Umadecre), Projeto Rafael Rueda e Clube de Carros Antigo.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, esse é um momento em que as escolas se preparam para desfilar e apresentar para toda a sociedade cuiabana o trabalho que desenvolvem quanto às questões cívicas. “É um momento muito importante porque estamos resgatando valores morais, patriotas e de cidadania que são fundamentais para a formação de qualquer cidadão”, disse a secretária.
Para o comandante do 13º Batalhão de Infantaria Motorizada, Fernando Dias Herzer, o Dia da Independência representa liberdade. É um dia para deixar as diferenças de lado e trabalhar em conjunto, trocando ideias para que o Brasil cresça com desenvolvimento, tanto econômico, quanto social. “Toda sociedade necessita de uma transformação, não chegamos ao ideal ainda, estamos longe disso, mas trabalhando juntos chegaremos lá”.