O prefeito Abilio Brunini (PL) refutou a afirmação de alguns vereadores de que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 tenha sido enviada em cima da hora. Segundo o prefeito, o texto foi encaminhado à Câmara há cerca de dois meses e a versão final, que será votada ainda neste fim de ano, teve “poucas diferenças”.
“A LOA que foi enviada tinha todos os dados e detalhes necessários para que os vereadores pudessem investigar, analisar e fazer suas contribuições. Ela está há mais de 2 meses na Câmara Municipal. O que nós podemos fazer é ir fazendo alterações nela até o dia da votação”, disse em entrevista na última sexta-feira (12).
A votação final da LOA está marcada para a próxima sexta-feira (19).
O prefeito disse que, desde o envio da primeira versão da LOA, vereadores e secretários, todos os dias, solicitam alterações no texto do orçamento.
Ele citou como exemplo o orçamento destinado à secretaria da Mulher, que foi bastante criticado pela sua redução e, agora, terá uma emenda suplementar de aproximadamente R$ 2,20 milhões.
“Vai ser feito o reajuste do orçamento da secretaria da Mulher, por exemplo, que houve uma frustração de orçamento de R$ 2 milhões. A gente fez a complementação desse orçamento. Essas modificações vão surgindo à medida que a LOA vai sendo analisada”, explicou o prefeito.
Abilio convidou os vereadores que possuem sugestões a conversarem com a gestão municipal.
“Quem tem direito de fazer alterações no orçamento do município, com exceção das emendas impositivas, é apenas o executivo. O vereador que quiser contribuir com o executivo, ele tem toda a liberdade de vim conversar com a gente e fazer suas ponderações”, afirmou.
Nesta semana, a Câmara de Cuiabá fará uma verdadeira “força-tarefa” para votar a LOA do próximo ano antes do recesso parlamentar.
(GD)


