A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou na noite de quinta-feira (11.12) uma sessão especial para homenagear produtores rurais com a Comenda Jonas Pinheiro e com o Título de Cidadão Mato-grossense. A solenidade ocorreu no plenário da ALMT e foi proposta por requerimento do deputado estadual e primeiro-secretário Dr. João (MDB), com o objetivo de reconhecer pessoas que contribuíram diretamente para o desenvolvimento do estado. Entre os agraciados, 11 pecuaristas receberam as honrarias.
Foram condecorados com a Comenda Jonas Pinheiro Armando Biancardini Candia, Breno Pereira da Silva Molina, José João Bernardes, Juliano Latorraca Ponce, Luis Antonio Felippe e Alexandre El Hage. Já os produtores Rogério Zanete, Olimpio Risso Brito, Aldo Rezende Telles, Marcos Martins Vilela e Cleber Roberto L. Filho receberam o Título de Cidadão Mato-grossense.
O presidente da Nelore MT e zootecnista, Alexandre El Hage destacou que a entidade tem atuado de forma permanente como interlocutora entre o setor produtivo e o poder público, levando as demandas do campo aos governos e acompanhando pautas estratégicas para o fortalecimento da pecuária em Mato Grosso. Segundo ele, esse trabalho institucional é fundamental para que a realidade do produtor rural seja compreendida e considerada na formulação de políticas públicas.
“A Nelore completou 32 anos este ano e, ao longo desse tempo, tem defendido muitos interesses da pecuária junto aos governantes do Estado. É um trabalho de mostrar a realidade da pecuária e do produtor, para que os órgãos competentes entendam melhor as necessidades e as dores do setor produtivo. Mesmo não sendo muito afeito a homenagens, eu recebo essa honraria com muito agrado por poder representar a pecuária e tantos companheiros de jornada que há muitos anos defendem o pecuarista. Para a pecuária mato-grossense, que é a maior do Brasil, isso tem um significado muito importante.”
Ex-presidente da Nelore MT e atualmente diretor financeiro da Acrimat, José João Bernardes afirmou que a comenda tem um significado especial por se conectar à sua trajetória pessoal em Mato Grosso, quando chegou em 1978, constituiu família e acompanhou de perto o processo de transformação econômica e produtiva do estado, além da relação direta que manteve com Jonas Pinheiro e com as principais pautas do agronegócio.
“Esse reconhecimento é ainda mais relevante por levar o nome de Jonas Pinheiro, uma pessoa com quem tive muito relacionamento e que era extremamente ligada aos interesses do agronegócio. Talvez isso tenha influenciado minha ida para a Nelore, onde fui presidente, e depois para a Acrimat. Receber essa comenda é um fato muito marcante para mim, especialmente por ser uma atividade que exerço com orgulho. Cheguei aqui em 1978 e vi um Mato Grosso que muitos hoje nem imaginam, sem infraestrutura, e acompanhei todo esse desenvolvimento. Hoje o Estado é o maior produtor de soja, milho, gergelim, tem o maior rebanho do Brasil, maior até que o da Austrália, e as perspectivas para o futuro são extraordinárias.”
Médico veterinário, produtor rural e associado à Nelore MT, Juliano Latorraca Ponce afirmou que a homenagem representa o reconhecimento a uma trajetória construída ao longo de gerações na pecuária mato-grossense, atividade que sustenta a cadeia da carne e vem avançando em produtividade e eficiência. Ele destacou o papel institucional da Nelore MT tanto no melhoramento genético do rebanho quanto na defesa dos interesses do produtor rural, além da parceria com a Assembleia Legislativa em debates estratégicos para o setor.
“Essa é uma atividade milenar, que é a pecuária, e a gente vem atuando há muito tempo aqui em Mato Grosso, já há várias gerações, na produção do boi e da carne. A Nelore tem um papel fundamental na visão do melhoramento genético, que faz o rebanho dar um salto em produtividade e eficiência, produzindo mais carne em uma mesma área. Também somos muito gratos ao Dr. João pela abertura da Casa para esse trabalho institucional que estamos realizando. Receber a Comenda Jonas Pinheiro é uma honraria muito grande, pois Jonas foi um grande defensor do produtor no estado, e ser homenageado com um nome como esse é uma emoção enorme, algo que realmente deixa a gente sem palavras”.
O deputado Dr. João afirmou que a entrega das comendas e títulos simboliza um reconhecimento público a pessoas que ajudaram a construir a história de Mato Grosso em diferentes áreas, incluindo o agronegócio, e defendeu que o maior patrimônio do estado é o capital humano.
“Essa noite foi uma noite inesquecível. Os títulos e comendas entregues representam o reconhecimento oficial do povo mato-grossense, que os levou a construir toda essa história em todas as áreas, como saúde, educação, segurança, cultura, assistência social, agronegócio, empreendedorismo e tanto mais. Mato Grosso se fortalece porque pessoas assim escolheram servir, trabalhar e contribuir para o bem comum. Costumo dizer que a maior riqueza desse Estado não está feita na sua produção e no seu território, mas na sua gente, na sua população. Recebam não apenas uma honraria, mas a gratidão desta Casa de Leis, que seguirá unida para o desenvolvimento de Mato Grosso”.
(BS COMUNICAÇÃO | Assessoria de Imprensa Nelore MT)


