O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) socorreu, nesta quarta-feira (10.12), um homem de 40 anos, que foi picado por uma serpente da espécie jararaca, na zona rural de Sorriso (a 396 km de Cuiabá).
A equipe do 5º Batalhão Bombeiro Militar (5º BBM) foi acionada via 193, por volta das 10h50, quando o empregador da vítima entrou em contato informando que seu funcionário havia sido picado por uma jararaca enquanto trabalhava no depósito de uma fazenda.
O homem foi levado até o quartel pelo próprio empregador e, ao chegar, foi constatado que o trabalhador havia sido picado no antebraço esquerdo. A vítima relatou estar sentindo dor e apresentava inchaço no local da picada, além de dores de cabeça.
Os bombeiros prestaram atendimento à vítima e realizaram o monitoramento dos sinais vitais, que se mantiveram estáveis. Após os primeiros socorros, o homem foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorriso, onde recebeu atendimento médico especializado.
Como agir em caso de picadas
O CBMMT, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), reforça algumas orientações importantes em casos de picada de serpente. Entre os primeiros cuidados, recomenda-se limpar o local com água e sabão, manter o membro afetado elevado e, caso seja possível com segurança, fotografar o animal para auxiliar na identificação e no tratamento adequado.
Por outro lado, algumas práticas devem ser evitadas, como fazer torniquete ou garrote, cortar, furar, queimar ou espremer o local da picada, assim como realizar sucção da ferida. Também não se deve aplicar substâncias caseiras, como álcool, querosene, fumo, café, terra ou outros produtos, pois podem causar infecções e complicações. A ingestão de bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas também é contraindicada, pois não neutraliza o veneno e pode agravar o quadro clínico.
A orientação final é procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo, preferencialmente um pronto atendimento ou hospital. O Centro de Intoxicação Antiveneno, localizado no Hospital Municipal de Cuiabá, disponibiliza atendimento médico 24 horas pelo número 0800 722 6001.
*Sob supervisão de Hannah Marques


