Assessoria

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, fez um apelo público nesta quarta-feira (10) para que a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), o vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), e a Câmara dos Vereadores resolvam suas divergências políticas e se unam para solucionar o problema crônico da água no município vizinho à capital.

Sérgio Ricardo afirmou que o governador Mauro Mendes (UB) demonstrou interesse em auxiliar na solução do saneamento, mas não deseja se envolver no imbróglio político local. “O Mauro Mendes pode e ele quer. Ele não quer discutir nesse momento”, declarou em coletiva.

CONCESSÃO É A ÚNICA SAÍDA

Para o presidente do TCE, o principal obstáculo para resolver a crise hídrica de Várzea Grande é a falta de entendimento entre os poderes. “É só eles se entenderem. A câmara, a prefeita, e o vice prefeito se entenderem. Sentar numa mesma mesa e depois chamar o governador e resolver definitivamente”, apontou.

Ricardo defende que a única solução viável é a concessão do serviço de água e esgoto para a iniciativa privada, seguindo o modelo de Cuiabá.

“Tem que fazer a concessão da água. Como foi feito em Cuiabá. A solução é com a concessão. Sem concessão não tem água para Várzea Grande”, afirmou o presidente.

CONTEXTO DA CRISE

A fala do presidente do TCE ocorre após ele ter alertado, em novembro, sobre o colapso financeiro no Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) e solicitado uma ação do Estado.

Na ocasião, Ricardo afirmou que encaminharia ao Ministério Público do Estado (MPMT) uma representação para que a Justiça determinasse a intervenção do Governo do Estado no DAE/VG.

Dias após essa declaração, a prefeita Flávia Moretti se reuniu com a Comissão de Saneamento da Câmara e entregou o diagnóstico preliminar sobre o saneamento básico municipal, elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

O relatório, que visa solucionar o problema que “engessa o desenvolvimento da cidade,” representa o primeiro passo formal para a privatização do DAE-VG.

(HNT)