O agricultor e automobilista Jorge Martelli, natural de Tapurah (MT), conquistou a medalha de ouro na categoria Challenge – Overall do campeonato NASCAR Brasil 2025 neste domingo (07), em São Paulo, no Autódromo de Interlagos.
Na categoria Challenge, os pilotos considerados iniciantes disputam com os mais experientes. A competição é dividida em seis etapas, cada uma tendo duas provas válidas por evento.
A divisão Overall é a tabela de pontuação que soma duas categorias da Nascar Brasil. Martelli, então, foi campeão por ter o melhor desempenho no Campeonato Brasileiro e no Special Edition.
“Todo campeonato representa muita coisa. Sempre buscamos isso. Todos que praticam esporte buscam a vitória e chegar nesse patamar é muito gratificante para mim e para os patrocinadores que me acompanham”, disse.
“A competição foi em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, com um final de semana ensolarado. Um tempo perfeito, bastante público, então foi tudo perfeito”, acrescentou.
“A competição foi em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, com um final de semana ensolarado. Um tempo perfeito, bastante público, então foi tudo perfeito”, acrescentou.
O piloto, ainda, pontuou que as competições são de alto risco, mas a preparação psicológica dos condutores e a estrutura dos automóveis garantem mais segurança.
“O Mato Grosso é muito forte. Todos os negócios são de grande escala. Fomentando o nosso Estado, podemos mudar essa cultura [de poucos investimentos] e trazer novos patrocinadores. Agora, com o autódromo do Parque Novo Mato Grosso, temos tudo para seguir adiante e fazer as pessoas verem com outros olhos”, avaliou.
“Quando participamos de uma competição, é sempre de alto risco. Devemos estar muito preparados para ser agressivos quando precisamos e calmos quando necessário. Se agirmos com a emoção, não dá certo. Estamos expostos ao perigo, mas nossa categoria é segura e o carro oferece uma boa estrutura, então isso nos tranquiliza”, completou.
“Exemplo de MT”
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) relatou que figuras consagradas do automobilismo reconheceram o talento do piloto mato-grossense Jorge Martelli.
“O Rubinho Barrichello e o Cacá Bueno falaram do talento do Jorge, tanto é que, na próxima temporada, ele deve sair da categoria Challenge e ir para a Pro. Com ele, estarão os maiores pilotos do Brasil”, contou.
Diego, ainda, classificou Mato Grosso como um “celeiro de talentos” e analisou que Martelli popularizou o automobilismo mato-grossense ao vencer o campeonato.
“A vitória do Jorge Martelli revela que MT, além de ser o Estado que mais cresce no Brasil, é um celeiro de talentos. O Martelli é um piloto talentoso, fiquei impressionado ao ver o reconhecimento dele em Interlagos”, afirmou.
“O Jorge Martelli é um exemplo do que é o MT. Um agricultor de Tapurah, um cara que planta, colhe, mas também faz o que ama, que é correr, porque correndo ele leva o nome do nosso Estado para o Brasil inteiro”, concluiu.
