A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 841/2023, de autoria do deputado federal José Medeiros (PL), que inscreve o nome do economista e diplomata Roberto Campos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Natural de Cuiabá (MT), Roberto Campos foi um dos mais influentes economistas e pensadores liberais do Brasil. Diplomata, professor, embaixador, ministro, senador e deputado federal, teve papel decisivo em momentos históricos da política e da economia nacional.
Participou da Conferência de Bretton Woods, que criou o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, e foi um dos idealizadores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco Central, do FGTS e do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek.
Ao comemorar a aprovação do projeto, Medeiros destacou a importância de Roberto Campos para a história e o pensamento econômico brasileiro.

“Roberto Campos foi um dos brasileiros mais importantes da nossa história contemporânea. Um mato-grossense que orgulhou o Brasil e é referência no mundo todo. Nada mais justo do que a gente fazer essa homenagem. É histórico esse dia e fico muito grato por ter tido a oportunidade de apresentar e aprovar esse projeto”, afirmou o parlamentar.
Com a aprovação, o nome de Roberto Campos passa a integrar oficialmente o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, ao lado de personalidades que contribuíram de forma marcante para a construção da identidade nacional, como Tiradentes, Duque de Caxias, Santos Dumont e Marechal Rondon.

