Fotos: Jany Leite

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), Sesc, Senac e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Norte de Mato Grosso, finalizou no dia 07 de outubro os atendimentos da Carreta Sesc Saúde Mulher.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade móvel ficou instalada em Diamantino desde o dia 7 de agosto e permaneceu no município por 43 dias, oferecendo gratuitamente exames de mamografia, papanicolau e orientações de saúde. Durante o período, foram realizados 3.164 atendimentos, o que representa uma média de 37 exames por dia.

A Secretaria ainda informou a iniciativa teve como objetivo disponibilizar o serviço de mamografia no município, atendendo à fila de espera pelo exame, e, com a realização de preventivos (papanicolau) e orientações de saúde, anteciparem as ações da campanha Outubro Rosa, promovendo a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher.

O prefeito, Chico Mendes, destacou a importância das parcerias que fortalecem o sistema de saúde local e agilizam o atendimento da Central de Regulação.

“Com essas parcerias temos a oportunidade de trazer serviços especializados que antes exigiam deslocamento até Cuiabá. Além disso, zeramos a fila de espera por este exame da Central de Regulação.”

Ele ainda completou: “Agradeço à Fecomércio em nome do nosso amigo Wenceslau Júnior por disponibilizar essa estrutura que traz um serviço tão importante como o exame de mamografia.”

A secretária de Saúde, Adélia Maria, destacou que um dos objetivos da ação foi de antecipar a campanha do Outubro Rosa, incentivando a prevenção por meio da realização dos exames.

“Conseguimos que as mulheres chegassem ao mês alusivo à campanha já com seus preventivos em dia, reforçando o cuidado com a saúde feminina.”

As moradoras de Diamantino aproveitaram a oportunidade para realizar os exames de forma gratuita e sem precisar se deslocar até a capital. Uma delas foi Edenil Ferreira Mendes, de 65 anos, moradora do Bairro Buriti, que elogiou a iniciativa.

“Fiquei sabendo pela rádio e vim logo fazer meu exame. Dou os parabéns à equipe pela iniciativa e agradeço por terem trazido esses serviços para Diamantino, pois nós precisávamos.”

(Fonte: Superintendência de Comunicação – Jany Leite)