Na última sexta-feira (26.09), a Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, localizada na comunidade Bojuí, realizou a culminância dos projetos JEEP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e “A União Faz a Vida”, em parceria com a Cooperativa Sicredi.
A mostra pedagógica contou com a participação de mais de 100 alunos da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. O evento foi marcado por apresentações culturais, exposição de trabalhos e comercialização de produtos feitos pelos próprios estudantes.
Durante o evento, as turmas homenagearam as cinco regiões do Brasil com apresentações artísticas. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental representaram a Região Norte com uma animada dança ao som da música Boi Bumbá, de Luiz Gonzaga. Em seguida, a Região Nordeste foi celebrada com um cordel intitulado “A História de Maria Euzébia”, recitado pelas alunas do 4º ano do Ensino Fundamental.
Representando o Centro-Oeste, as alunas do 3º ano do Ensino Fundamental cantaram a música Pantanal, em homenagem ao bioma. Em seguida, a turma apresentou uma dança ao som de Nandaia Mato Grosso. A Região Sudeste foi homenageada com a declamação de uma poesia, e os alunos do 5º ano encerraram as apresentações com uma animada dança ao som de Do Fundo da Grota, representando a Região Sul.
Além das apresentações, os alunos também vivenciaram na prática o empreendedorismo. Com criatividade e dedicação, preparam e comercializam comidas típicas, temperos, plantas, hortaliças e brinquedos, todos produzidos por eles ao longo do semestre.
A assessora pedagógica e coordenadora local do programa, Ana Rose Augusto, destacou a emoção de participar de um momento tão especial que envolveu não apenas a escola, mas também a comunidade.
“A participação da família na escola é fundamental. A escola não caminha sozinha, ela precisa da presença ativa dos pais e responsáveis. O envolvimento da família, é uma construção conjunta, onde todos têm um papel importante.”
A diretora da escola, Marta Scardua, ressaltou a importância dos projetos para o desenvolvimento dos alunos.
“O incentivo ao empreendedorismo estimula o protagonismo dos estudantes, promove o aprendizado significativo e fortalece os vínculos entre escola e comunidade. É gratificante ver como cada turma, com o apoio dos professores, se dedicou para apresentar trabalhos tão ricos e criativos. ”
(Fonte: Superintendência de Comunicação – Luana Oliveira)