Em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado neste domingo (1º.09), a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) conta um pouco da história do servidor público Antonio Duarte de Figueiredo Neto, profissional de educação física há mais de 30 anos.
Antonio Duarte, mais conhecido como professor Toninho, se formou em Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1988. Toninho diz ter vivido algumas das melhores situações de um profissional de educação física, experimentando atividades de professor e de gestão esportiva.
“Sinto-me um profissional recompensado, pois tive o privilégio de viver e participar efetivamente da construção de políticas públicas voltadas ao esporte e lazer da nossa população”, conta.
Sua experiência na gestão de políticas públicas na área do esporte teve início na Prefeitura de Cuiabá, onde atuou como diretor do Departamento de Esportes e Educação Física, chefe da divisão de esporte amador e secretário municipal de Esportes e Lazer.
No Governo de Mato Grosso, começou a trabalhar em 1993. Nomeado como professor de educação física, Toninho foi secretário adjunto de Esportes e Lazer.
Posse como secretário municipal de Esporte e Lazer de Cuiabá, em 1996
Profissional realizado, é hoje assessor na Secel e 2º vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (CREF 17). “Sou feliz naquilo que me predispus fazer, e ainda vou continuar fazendo ainda pro alguns anos com muita dedicação, ética e responsabilidade”, afirma.
Para Toninho, a educação física é exercida por pessoas que pensam, educam, disciplinam, treinam o corpo e orientam em outras atividades, trabalhando estética, mentes e hábitos. Ele enfatiza que seja professor de educação física, treinador esportivo, preparador físico, personal trainner, orientador de lazer e recreação ou de atividades laborais, os serviços devem ser prestados por profissional que tenha formação na área. Por isso, sua atuação, tanto na Secel quanto no CREF, busca conscientizar a população sobre a importância de se procurar sempre um profissional habilitado para acompanhar e orientar as atividades físicas.
Toninho também destaca a evolução da educação física no Estado, desde a normatização da profissão à formação acadêmica.
“Hoje o Estado de Mato Grosso conta com várias instituições de formação da área de bacharelado e licenciatura, tendo em seus quadros profissionais altamente qualificados, aptos a formarem mais um monte de extraordinários profissionais de educação física”.
Para finalizar, Toninho faz uso de sua experiência para dar conselhos úteis para quem está iniciando na educação física.
“Busque ser sempre o melhor naquilo que faz, sem perder a humildade, buscando conceitos por trás de toda atividade a ser desenvolvida e construa boas relações com os colegas de profissão, pois eles serão a sua maior fonte de conhecimento. E parabéns a todos os profissionais de educação física de Mato Grosso!”