O Brasil chegou à centésima medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima na noite desta sexta-feira. A equipe masculina de futebol de 5, para cegos, derrotou a rival Argentina na decisão por 2 a 0, gols de Jefinho e Cássio, e ficou com o título na capital peruana. Esse foi quarto ouro do Brasil na modalidade em quatro edições do futebol de 5 no Parapan.

– Por ser um clássico e as equipes se conhecerem, porque a gente sempre está disputando finais, Mundiais, Parapans, não foi diferente desta vez. Deu tudo certo, a gente se concentrou bastante, chegou bem preparado e saiu com a medalha de ouro. Somos uma seleção bastante ofensiva e sempre buscamos o gol. Já a Argentina se caracteriza por um futebol mais de contato, mais brigado, até com uns lances violentos. Faz parte do futebol. A pressão, apesar de todos os título, sempre vai existir. Nós mesmos sempre queremos mais. A cobrança é muito grande mesmo com a vaga em Tóquio já garantida para a seleção – explicou o artilheiro Jefinho.

O Brasil também é tetracampeão paralímpico e pentacampeão mundial.

– É uma sensação fantástica, até porque naquele momento o jogo estava muito perigoso para a gente. O 1 a 0 não nos dava tranquilidade. Esse segundo gol veio para tranquilizar, então a responsabilidade era maior. A gente treina bastante e eu estava preparado para chutar e garantir esse segundo gol. Aí foi só esperar o apito final – comentou Cássio, autor do gol decisivo da final.

Faltando dois dias para o fim do evento na capital peruana, o Brasil acumula 103 ouros, 81 pratas e 71 bronzes, no total: 255. Sem chances de ser alcançado pelo segundo colocado, os Estados Unidos, com 54 ouros entre todas as 160, o Brasil já celebra o título geral do Parapan de Lima.

🥇 Seleção masculina de futebol de 5

NATAÇÃO

O nadador Daniel Dias encerrou sua participação em Lima com mais um ouro, o sexto nesta edição do Parapan e o 33º da carreira nos Jogos. Nesta sexta ele venceu os 200m livre com a marca de 2min43s34. Assim, ele termina mais um Parapan com 100% de aproveitamento. Daniel Dias participou dos Jogos do Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015, ganhando todas as 33 provas que competiu.

– Estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus pelo privilégio de estar aqui. Se tivesse me perguntado lá no começo da carreira se eu sonhava com tudo isso, eu jamais responderia que sim. Não ia imaginar chegar tão longe e com estas marcas. Estou celebrando com muita alegria as 33 medalhas – disse o nadador, que chegou a chorar no pódio.

Agora Daniel Dias já pensa no Mundial, que acontece em Londres, de 9 a 15 de setembro.

🥇 Cecília Araujo – 50m livre S8
🥇 Daniel Dias – 200m livre S5
🥇 Joana Silva – 200m livre S5
🥇 Ruiter Silva- 100m livre S9
🥇 Gabriel Geraldo – 50m livre S2
🥇 Gabriel Cristiano Souza- 50m livre S8
🥇 Wendell Belarmino- 100m borboleta S11
🥇 Douglas Matera – 100m borboleta S13
🥇 Beatriz Borges Carneiro- 200m medley S14
🥇 Phelipe Rodrigues- 400m livre S10

🥈 Vanilton Nascimento- 100m livre S9
🥈 José Luís Perdigão- 100m borboleta S11
🥈 Douglas Rocha Matera – 100m borboleta S13
🥈 Débora Borges Carneiro- 200m medley SM14
🥈 Laila Suzigan Garcia – 50m livre S6

🥉 Esthefany Rodrigues -200m livre S5
🥉 João Drumont – 100m livre S9
🥉 Bruno Becker – 50m livre S2
🥉 Felipe Caltran – 200m medley SM14
🥉 Ana Soares – 200m medley SM14
🥉 Talisson Glock – 50m livre S6

Daniel Dias conquista o ouro nos 200 m livre (S5) — Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPBDaniel Dias conquista o ouro nos 200 m livre (S5) — Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

Daniel Dias conquista o ouro nos 200 m livre (S5) — Foto: Saulo Cruz/EXEMPLUS/CPB

PARATAEKWONDO

🥇 Silvana Mayara – até 58kg
🥇 Nathan Torquato – até 61kg

🥈 Cristhiane Neves – até 58kg

LEVANTAMENTO DE PESO

🥇 Ezequiel de Souza – até 72kg
🥇 Mariana D’Andrea – até 67kg

🥈 Luciano Dantas – até 59kg

🥉 Amanda Sousa – até 73kg

CICLISMO

🥈 Lauro Chaman – Contrarrelógio C1-2

🥉 Eduardo Ramos – Contrarrelógio misto H1-5

TÊNIS EM CADEIRAS DE RODAS

🥉 Daniel Rodrigues

BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

🥉 Seleção feminina

Cássio e Jefinho, autores dos gols do Brasil na final do Parapan contra a Argentina  — Foto: Bruna Campos Cássio e Jefinho, autores dos gols do Brasil na final do Parapan contra a Argentina  — Foto: Bruna Campos

Cássio e Jefinho, autores dos gols do Brasil na final do Parapan contra a Argentina — Foto: Bruna Campos