A Fifa anunciou nesta quarta-feira as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo feminina de 2027, que será no Brasil. As partidas serão disputadas nos seguintes locais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre.

A competição com 32 seleções ocorrerá entre 24 de junho e 25 de julho de 2027. A seleção brasileira está classificada por ser a sede. Cuiabá chegou a pleitear uma das sedes, mas ficou fora da lista.

No planejamento do comitê que organizou a candidatura do Brasil, o Maracanã aparece como o estádio que receberá a partida de abertura e a decisão da Copa do Mundo.

  • Maracanã (Rio de Janeiro)
  • Neo Química Arena (São Paulo)
  • Mineirão (Belo Horizonte)
  • Arena Pernambuco (Recife)
  • Castelão (Fortaleza)
  • Fonte Nova (Salvador)
  • Mané Garrincha (Brasília)
  • Beira-Rio (Porto Alegre)

No projeto inicial, os estádios com mais jogos do torneio seriam o Maracanã, o Mané Garrincha e o Mineirão. Cada um com oito partidas. A Neo Química Arena abrigaria sete confrontos, entre eles uma das semifinais — a outra seria em Brasília. No entanto, o número de jogos em cada estádio vai mudar.

No projeto inicial, havia a expectativa de 10 cidades-sede — a CBF incluiu outras duas cidades para serem analisadas pela Fifa logo depois. Mas os organizadores reduziram o número para oito. Assim, os confrontos serão redistribuídos entre as sedes. A final será no Maracanã.

A Copa feminina vai aproveitar o legado da Copa masculina de 2014. No projeto inicial, também havia a previsão de redução na capacidade dos estádios, mas o objetivo da Fifa é utilizar a lotação máxima dos locais. Esta será a terceira final de Copa do Mundo no Maracanã, após as decisões dos torneios masculinos de 1950 (Brasil 1 x 2 Uruguai) e 2014 (Alemanha 1 x 0 Argentina).

A primeira Copa do Mundo feminina na América do Sul terá 32 seleções, com três delas sendo representantes da Conmebol de forma direta. A África terá quatro vagas diretas, assim como a Concacaf (Américas do Norte e Central). A Oceania contará com uma vaga direta. A Europa terá 11 vagas diretas. As três vagas restantes serão disputadas em playoffs. (GE)