A Prefeitura de Cuiabá cancelou os feriados emendados que estavam marcadas para ocorrer no segundo semestre no calendários das escolas municipais. A informação é do secretário municipal de Educação, Amauri Monge.
“Para segundo semestre estavam previstas duas emendas que nós cancelamos, que é do Dia da Consciência Negra e o Dia do Servidor Público”
A decisão ocorre após o episódio em que o prefeito Abilio Brunini (PL) se irritou com as escolas que decretaram folga no dia 17 de abril, às vésperas do feriado da Sexta-feira Santa.
Segundo o secretário, agora a Prefeitura vai manter os prolongamentos apenas em caso de feriados nacionais.
“Mantivemos agora no dia 2 de maio e vamos manter para junho no próximo Corpus Christi. Para segundo semestre, estavam previstas duas emendas que nós cancelamos, que é do Dia da Consciência Negra [20 de novembro] e o Dia do Servidor Público [28 de outubro], por serem feriados que atrapalham o dia a dia das famílias”, afirmou.
Quando usou seu Instagram para reclamar da folga nas escolas municipais, Abilio relatou que havia recebido reclamações de pais que não teriam com quem deixar os filhos.
Segundo Amauri, a situação motivou a mudança no calendário municipal, onde já estavam previstos outros feriados prolongados. A mudança deverá permanecer para os próximos anos.
“O prefeito está preocupado em que o pai e a mãe que não emendam fiquem prejudicados porque o filho está em casa e não tem como cuidar. Então, é uma coisa que a gente está verificando junto com a sociedade, escutamos os pais e a gente já decidiu para esse ano dessa forma que eu comentei”, disse.
O secretário ainda foi questionado se a mudança iria atingir a autonomia das escolas municipais, que normalmente tem conselhos para decidir os calendários e que posteriormente passam pela aprovação da Educação.
No entanto, Amauri afirmou que tudo tem sido discutido com a rede também. Ele ainda afirmou que Abilio tem mantido uma relação harmônica com os professores, apesar da crítica feita às folgas entre feriados.
“Tá sanado. O prefeito Abilio só teve a preocupação de verificar os feriados quais deles prejudicariam o dia a dia das famílias. E é isso que a gente vai continuar fazendo. Não há nenhum problema com os professores. Os professores da rede municipal são super dedicados e eu tenho certeza que vão nos ajudar a melhorar cada vez mais a aprendizagem das crianças”.
(MidiaNews)