Passear, ver pessoas, conversar e saborear um prato diferente do que se está acostumado! Essa será a nova rotina dos idosos do Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, graças à parceria realizada com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em Mato Grosso (Abrasel-MT), que irá levar os moradores do local para um dia especial em um restaurante de seus associados uma vez por semana.
De acordo com o conselheiro da entidade, Renato Romani, o “Passeio Terapêutico”, nome dado ao projeto, consiste em levar um grupo de idosos a um restaurante associado. “A ideia é proporcionar a eles um dia diferente, onde eles vão socializar, sair da rotina e também vão poder ter contato com o mundo fora do abrigo”, destaca.
O presidente da Abrasel, Daniel Teixeira, conta que no dia do lançamento da ação social, dezenas de restaurantes entraram em contato com ele pedindo adesão. “Viemos com um trabalho social forte, que vai nos possibilitar integrar a associação com quem necessita de afeto e estamos bem felizes com o resultado. Muitos associados e não associados entraram em contato conosco dizendo que estão de portas abertas para essa ação”, enfatiza.
O “Passeio Terapêutico” chega para somar ao “Socializando”, projeto da entidade, que tem o objetivo de tirar os idosos de dentro do abrigo. Com isso eles têm a semana repleta de atividades como idas ao cinema e à Equoterapia. “A gente recebe com muito carinho essa mão estendida de cada empresário do segmento, em especial de Cuiabá, dentro do projeto social da Abrasel. A parceria nos deixa muito felizes, porque dá ainda mais dignidade aos nossos idosos, que um dia foram abandonados por seus familiares e que agora, poderão se conectar com outras pessoas fora do abrigo”, ressalta a presidente do Abrigo, Márcia Ferreira.
A atividade abre uma oportunidade para os empresários também se tornarem voluntários no local, não só com doação de produtos que o abrigo consome, mas principalmente com seus conhecimentos e com seu tempo. “Eles podem nos ajudar na cozinha e na formação de mão de obra. Além de prosear com os nossos moradores, que adoram contar suas histórias”, finaliza Márcia.