Pegadas de dinossauros com armaduras e caudas de clava foram encontradas pela primeira vez na história. Um estudo publicado na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology sugere que as pegadas fossilizadas de 100 milhões de anos da província de Colúmbia Britânica, no Canadá, correspondam a um anquilossauro.

O animal que deixou a pegada tinha apenas três dedos nos pés e uma cauda em forma de clava (um tipo de arma), espécie que os pesquisadores batizaram de Ruopodosaurus clava.

“Embora não saibamos exatamente como era o dinossauro que produziu as pegadas do Ruopodossauro, sabemos que ele teria cerca de 5 a 6 metros de comprimento, era pontiagudo e blindado, e tinha uma cauda rígida ou uma cauda de clava completa”, afirmou Victoria Arbour, curadora de paleontologia do Royal BC Museum, em comunicado.

Os fósseis foram encontrados na região de Tumbler Ridge e datam de um período entre 100 e 94 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo.

“Desde que dois jovens descobriram uma trilha de anquilossauro perto de Tumbler Ridge no ano 2000, anquilossauros e Tumbler Ridge são sinônimos. É realmente empolgante saber agora, por meio dessa pesquisa, que há dois tipos de anquilossauros que chamavam essa região de lar e que o Ruopodossauro só foi identificado nessa parte do Canadá”, disse Charles Helm, consultor científico do Museu de Tumbler Ridge.

Pegadas encontradas em Tumbler Ridge, no Canadá — Foto: V. Arbour/C. Helm
Pegadas encontradas em Tumbler Ridge, no Canadá — Foto: V. Arbour/C. Helm

O estudo mostra que os dois principais tipos de anquilossauros, os nodossaurídeos e anquilossaurídeos, incluindo a nova espécie de três dedos, coexistiram na mesma região durante esse período.

(Por Redação Galileu)