Os jogos na altitude são sempre uma dor de cabeça para os times brasileiros. Diante disso, o Flamengo mudou sua estratégia para a partida contra a LDU, na terça-feira (22/4), no estádio Casa Blanca, no Equador, pela terceira rodada do grupo C da Libertadores. O clube vai chegar dois dias antes do duelo para que os jogadores se adaptem ao clima e ambiente do país.
A comissão técnica junto com a diretoria entendem que os jogadores estarão adaptados à altitude. Na segunda-feira, um dia antes da partida, o técnico Filipe Luís finalizará a preparação em Quito. A informação foi dada inicialmente pelo Paparazzo Rubro-Negro e confirmada pelo Jogada10.
Possivelmente, o treino será no CT do Independiente del Valle, que também fica localizado em Quito. Mais experiente no torneio, LDU conta com a altitude de Quito (2.850 metros acima do nível do mar) como vantagem. A equipe atua no Estádio Rodrigo Paz Delgado, conhecido como Casa Blanca. O estádio tem capacidade para 41 mil pessoas.
Flamengo utilizou estratégia diferente em outras ocasiões
Em outras ocasiões, o Flamengo viajou no dia do jogo para Quito. Por exemplo, nas partidas contra o Bolívar em 2024, a delegação pousou em Santa Cruz de la Sierra, que fica a nível do mar, e só foi para La Paz no dia do jogo. De acordo com relatos de especialistas, os jogadores tendem a sentir menos os efeitos da altitude, mas não há nada comprovado. Do outro lado, chegar antes também pode ser importante, pois o elenco se adapta às condições.