O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) se reuniu com indígenas de 10 etnias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Cuiabá e deu apoi
o à indicação do novo coordenador da unidade solicitada pelo grupo. Lúdio destacou que os povos indígenas devem ter autonomia para definir as políticas públicas de saúde em seus territórios.
“O nosso mandato e o Governo Federal têm compromisso com os povos indígenas. O governo do presidente Lula criou o Ministério dos Povos Indígenas, os cargos de comando a nível nacional são ocupados por lideranças indígenas, e agora o DSEI Cuiabá, que é o que estava faltando aqui em Mato Grosso, assume essa autonomia dos povos indígenas. É uma responsabilidade enorme e quero desejar muito sucesso a todos”, afirmou Lúdio na reunião.
O parlamentar destacou que a indicação de Osmar Rodrigues Aeroenoguaijiwu, do povo Boe-Bororo, para coordenador do DSEI Cuiabá foi homologada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi Cuiabá) e pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), entidades que representam oficialmente as etnias.
“Recebi aqui os documentos indicando o Osmar como coordenador do DSEI Cuiabá e quero dizer que os povos indígenas merecem assumir a condução das políticas públicas para a sua população. E a indicação de vocês, aprovada em uma assembleia lá na Fepoimt, é a materialização de um esforço coletivo, que precisa ser reconhecido”, pontuou o deputado.
A nomeação do novo coordenador do DSEI Cuiabá precisa ser realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Lúdio se comprometeu a encaminhar a indicação dos indígenas por meio de ofício.
Além das lideranças das 10 etnias que são atendidas pelo DSEI Cuiabá, a reunião teve presença da presidente da Fepoimt, Eliane Xunakalo, e do presidente do Condisi Cuiabá, Vanildo Ariabo Quezo.