Foi no sufoco e com sofrimento até fim, mas o Vasco venceu o clássico com o Botafogo por 1 a 0 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Carioca, em jogo disputado na noite deste domingo (23), em São Januário. Vegetti, de pênalti, marcou o gol do time ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Vasco garantiu a quarta colocação e agora vai brigar por uma vaga na final com o Flamengo. O Botafogo está eliminado, inclusive da Taça Rio – torneio de consolação para quem fica desde o quinto até o oitavo lugar, na fase classificatória.
Como foi o jogo
Vasco e Botafogo fizeram um duelo parelho em São Januário. Com chances de classificação, as duas equipes disputaram com vontade cada lance. Ajudou muito a iniciativa do técnico Cláudio Caçapa, que mandou a campo o que tinha de melhor no Botafogo, ainda que o indicativo de véspera era por um time misto.
E foi justamente o Botafogo que teve mais volume de jogo nos primeiros 15 minutos. Com Marlon Freitas, Matheus Martins e Igos Jesus se movimentando bastante no campo de ataque, o Vasco era cauteloso nos avanços. O jeito no início foi explorar o erro do Botafogo e os contragolpes. E foi numa mistura dos dois que o time da casa abriu o marcador. Aos 16, Paulo Henrique cruzou da esquerda e Cuiabano, com o braço aberto, cometeu pênalti. Vegetti bateu aos 18 e abriu o marcador.
Na reta final de jogo, Cláudio Caçapa injetou sangue novo no Botafogo, que passou os últimos 10 minutos no abafa. Savarino quase marcou aos 37, em chute forte que passou rente à trave. Mas foi só.

O que vem pela frente para Vasco e Botafogo
Com o resultado, somado à vitória do Fluminense sobre o Bangu e do Nova Iguaçu sobre o Madureira, o Vasco termina a Taça Guanabara em quarto lugar e vai enfrentar o Flamengo na semifinal do Carioca. O Botafogo, fora da Taça Rio, foca na decisão da Recopa Sul-Americana: na próxima quinta-feira (27), o time recebe o Racing, da Argentina, tentando reverter a derrota por 2 a 0 no jogo de ida.
✅ FICHA TÉCNICA
VASCO X BOTAFOGO
TAÇA GUANABARA – 11ª RODADA DO CAMPEONATO CARIOCA
🗓️ Data e horário: 23 de fevereiro de 2025, 18h30 (de Brasília)
📍 Local: Estádio São Januário, no Rio (RJ)
🥅 Gols: Vegetti (18’/1ºT)
🟨 Cartões amarelos: Coutinho, Paulinho e Payet (VAS); Cuiabano e Newton (BOT)
⚽ ESCALAÇÕES
VASCO (Técnico: Fábio Carille)
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê e Philippe Coutinho (Payet); Zuccarello (Paulinho), Rayan e Vegetti.
BOTAFOGO (Técnico: Cláudio Caçapa)
John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair Cunha, Newton e Cuiabano; Gregore (Jeffinho), Marlon Freitas, Savarino e Matheus Martins (Kayke Queiroz); Rafael Lobato, Rwan Cruz (Yarlen) e Igor Jesus.
🟨 ARBITRAGEM
🟨 Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
🚩 Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
🖥️ VAR: Grazianni Maciel Rocha
