O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira (12) para enfrentar mais uma vez o Flamengo. Agora, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, em busca do ingresso na zona de classificação para a semifinal. O Alvinegro foi derrotado por 3 a 1 no primeiro clássico do ano, da Supercopa, e tem problemas na zaga e no ataque para montar o time.

O zagueiro Bastos sofreu um trauma no joelho esquerdo na última quinta-feira, contra o Nova Iguaçu, e deixou o gramado com apenas três minutos de partida. Além dele, o atacante Artur, recém-contratado, foi outro que precisou ser substituído ainda no primeiro tempo, mas por uma lesão muscular na coxa esquerda. Os dois estão fora do clássico desta quarta, e o clube não estipula prazo para o retorno.

Como fica a zaga?

O setor tem sido um problema para o Alvinegro nesse início de ano, que já começou sem Bastos, em tratamento de uma questão física – ele ainda se recuperava de uma lesão na coxa, sofrida em novembro de 2024. Lucas Halter era o substituto, mas foi negociado com o Vitória logo após a derrota para o Rubro-Negro.

Serafim virou a opção, enquanto David Ricardo, contratado em janeiro vindo do Ceará, ainda não estava regularizado. O novo reforço, no entanto, foi titular contra o Madureira, no último domingo. Jair, outro reforço para a zaga, ainda não se reapresentou por estar com a Seleção Brasileira sub-20.

Botafogo x Madureira — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo x Madureira — Foto: Vítor Silva/Botafogo

Contra o Flamengo, Barboza é presença confirmada, mas ainda há dúvida sobre quem jogará ao seu lado. David Ricardo não tem chance porque não foi regularizado em tempo hábil, como prevê o regulamento do Carioca – a partida é atrasada da sétima rodada.

Com isso, Carlos Leiria pode optar pela “segurança” de ter um jogador da posição, Serafim, ou improvisar algum dos volantes. Danilo Barboza já atuou improvisado na função, assim como Newton, que entrou em campo para jogar assim na última semana, contra o Nova Iguaçu. (GE)